VIDA URBANA
Aos 114 anos, paciente mais idosa infectada pela covid-19 na PB recebe alta
Dona Olindina, que ficou durante oito dias internada, mora na Associação Promocional do Ancião (Aspan), em João Pessoa.
Publicado em 08/09/2020 às 19:02 | Atualizado em 09/09/2020 às 10:11
Uma idosa de 114 anos de idade que contraiu Covid-19 recebeu alta médica nesta terça-feira (8), da Maternidade Frei Damião, em João Pessoa. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a idosa é a pessoa com mais idade a ser infectada pelo novo coronavírus na Paraíba.
Dona Olindina é moradora da Associação Promocional do Ancião (Aspan), no bairro do Cristo, em João Pessoa. No início da pandemia, quando alguns idosos moradores do local foram infectados pelo novo coronavírus, ela apresentou suspeitas da doença, passou por exames, mas testou negativo para a Covid-19.
Há oito dias ela foi internada novamente e testou positivo para a Covid-19. Dona Olindina passou por tratamento e nesta terça-feira (8) recebeu alta da unidade hospitalar, voltando à Aspan.
Para a diretora geral da Maternidade Frei Damião, Selda Gomes, o fato de a pessoa de maior idade contrair a Covid-19 receber alta, representa muito para os profissionais de saúde.
“Para nós que fazemos saúde pública em um momento tão difícil como este que estamos enfrentando com a pandemia da Covid-19, dar alta a uma paciente com essa idade é uma vitória para a gente, ao mesmo tempo em que nos encoraja a continuar lutando contra esse vírus tão devastador e que tem dizimado tantas vidas no mundo. Desde o momento em que ela chegou aqui na maternidade, a equipe se debruçou e não mediu esforços para salvar a vida desta mulher. Essa alta representa para nós, que fazemos parte da Maternidade Frei Damião, uma grande alegria e uma grande satisfação do dever cumprido”, comentou Selda Gomes.
A coordenadora da Aspan, Irmã Selma Barbosa Costa, destacou que o momento é de grande alegria e que o local receberá a idosa de braços abertos.
“Aqui é a casa deles e dona Olindina foi recebida com muita alegria e temos que nos alegrar, pois estamos celebrando a vida, o retorno de mais um que volta para casa. Isso é muito bom”, destacou.
Comentários