icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Apagão atinge toda a Paraíba

Incendio em equipamento causou apagão em todo o Nordeste segundo o Oprado Nacional do Sistema Elétrico.

Publicado em 27/10/2012 às 6:00


Moradores dos 223 municípios da Paraíba foram atingidos pela falta de energia elétrica que ocorreu na madrugada de ontem e atingiu as regiões do Norte e Nordeste do país. Em alguns municípios paraibanos, também houve a suspensão no abastecimento de água, que causou prejuízos a comerciantes e obrigou algumas pessoas a ter o gasto extra com a compra de garrafões de água mineral.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou procedimento administrativo e fixou prazo de 15 dias para que as instituições envolvidas deem explicações sobre a interrupção dos dois serviços. O apagão durou quase seis horas na capital paraibana.

A suspensão do fornecimento da energia elétrica ocorreu às 23h14 da quinta-feira e só foi normalizado às 4h55 de ontem. De acordo com nota emitida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve um incêndio em um equipamento entre duas subestações de energia de Colinas (TO) e Imperatriz (MA). Isso fez com que as linhas de transmissão que fazem as interligações Norte/Nordeste e Nordeste/Sudeste fossem desligadas, por medida de segurança. As causas do incêndio ainda serão investigadas.

A falta de energia também interrompeu o abastecimento de água na Paraíba. Segundo a assessoria de imprensa da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), as bombas usadas no fornecimento de água são movidas a energia elétrica e a empresa não dispõe de geradores elétricos para alimentá-las durante a interrupção do fornecimento da rede. Apesar de o fornecimento da energia elétrica ter sido retomado por volta das 5h de ontem, a população ficou o dia inteiro sem água nas torneiras.

Através da assessoria de imprensa, a Cagepa explicou que a demora na regularização do serviço ocorreu porque a água precisa passar novamente por tratamento antes de ser enviada para as casas dos consumidores. Outro motivo que tardou a retomada do abastecimento foi a substituição de uma válvula que queimou com a falta de energia e precisou ser trocada. A falta d'água atingiu a cidade de Cabedelo e 38 bairros de João Pessoa. Segundo assessoria da Cagepa, nesses locais os serviços só foram normalizados por volta das 18h.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp