VIDA URBANA
Apagão deixa Paraíba às escuras; 90% do Nordeste é atingido
Falta de energia começou às 23h20. Na Paraíba, a energia começou a ser reestabelecida gradativamente pelo Sertão, após duas horas de interrupção do fornecimento.
Publicado em 04/02/2011 às 6:38
Luzia Santos
Do Jornal da Paraíba
Um apagão na noite da quinta-feira (3) atingiu 100% da Paraíba e 90% das cidades do Nordeste. O blecaute teve início às 23h20 e atingiu também Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe. As únicas exceções foram Piauí e Maranhão.
Com a interrupção do fornecimento de energia elétrica, telefones ficaram sem linha e semáforos, apagados. Os hospitais e indústrias tiveram que acionar geradores para garantir o funcionamento. O blecaute durou cerca de duas horas.
O que você estava fazendo no momento do apagão? Mande seu relato, foto ou vídeo para o euQfiz pelo e-mail [email protected]
O problema pode ter ocorrido por falha na rede de transmissão da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Ches) e atingiu três das quatro usinas hidrelétricas do Nordeste. As usinas Paulo Afonso, na Bahia, de Xingó, entre os estados de Alagoas e Sergipe, de Luiz Gonzaga, em Pernambuco, foram desarmadas e a geração de energia foi interrompida.
Apenas a usina de Sobradinho permaneceu em operação, segundo informações da assessoria de imprensa da Energisa.
O assunto foi o mais comentado na rede social Twitter. Milhares de internautas trocaram informações sobre a situação em seus Estados, enviando mensagens pelo celular.
Até o fechamento desta reportagem, à 1h30, a energia estava começando a ser restabelecida no Alto Sertão da Paraíba. Logo após, o fornecimento começou a ser normalizado em João Pessoa, mas não em todos os bairros. Segundo a Energisa, a recuperação seria progressiva.
O último apagão registrado no Nordeste ocorreu há cerca de um ano, em 10 de fevereiro de 2010. A região enfrentou falta de energia elétrica durante cerca de 40 minutos. O colapso começou por volta das 13h50 e a situação foi normalizada por volta das 14h30. Na ocasião, o blecaute atingiu todos os Estados da região Nordeste, segundo a Eletrobrás, mas em nenhum deles o apagão atingiu 100% das cidades.
Comentários