VIDA URBANA
Apagão: energia é gradualmente restabelecida em cidades da Paraíba
Segundo a Energisa, fornecimento começou a ser normalizado às 17h30.
Publicado em 21/03/2018 às 17:39 | Atualizado em 22/03/2018 às 8:49
Todo o estado da Paraíba sofreu um apagão de energia na tarde desta quarta-feira (21), a partir das 15h49. Segundo a concessionária de energia do estado, a Energisa, a falta de energia também atingiu todo o Nordeste e estados de outras regiões. Por volta das 17h45, há relatos de que a energia havia sido restabelecida em partes de Campina Grande e em cidades do Sertão. Em João Pessoa, a energia começou a retornar por volta das 18h. Segundo a Energisa, o abastecimento está sendo normalizado de forma gradual.
>>> Paraíba fica sem água após apagão; água pode voltar somente na quinta-feira, diz Cagepa
Conforme informações da Energisa, o apagão ocorreu devido a um problema técnico na Usina de Belo Monte, que interrompeu o fornecimento de energia para as regiões Norte, Nordeste e parte do Sul e Sudeste. Em João Pessoa, a queda de energia provocou o desligamento dos sinais de trânsito e o tráfego ficou complicado.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), por sua vez, disse que as causas do problema ainda não foram identificadas. Segundo o órgão, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou o desligamento de cerca de 18.000MW de energia. "As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso".
A Energisa informou que "está de prontidão para que assim que o sistema for normalizado, o fornecimento na Paraíba seja restabelecido o mais breve possível e em segurança".
Trens em João Pessoa param mais cedo
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa informou que os trens vão circular apenas até as 18h10 na Grande João Pessoa, com as últimas viagens saindo das cidades de Cabedelo e Santa Rita em direção à capital.
Confira a nota da ONS na íntegra:
"Hoje, 20 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.
Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.
Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.
Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.
As causas de desligamento estão sendo investigadas.
Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis".
Comentários