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VIDA URBANA

Apenas 48% dos jovens concluem o ensino médio até 19 anos

Dados, divulgados nesta segunda (8), são do movimento Todos pela Educação. Indicador foi calculado com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad).

Publicado em 08/12/2014 às 17:25

Levantamento do movimento Todos pela Educação, divulgado nesta segunda-feira (8), mostra que no ano de 2013 apenas 48,3% dos paraibanos conseguiram terminar o ensino médio até os 19 anos. O indicador foi calculado com base nos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2013. Nacionalmente, o índice foi de 54,3%.

Conforme os dados do Todos pela Educação, o índice melhorou bastante nos últimos anos na Paraíba. Pois em 2007, 29,5 % dos jovens do Estado conseguiram concluir o ensino médio até os 19 anos. Já em 2012, o total foi de 46,5%.

Uma das metas propostas pelo Todos pela Educação para que se garanta educação de qualidade é que até 2021 pelo menos 90% dos jovens concluam o ensino médio até os 19 anos.

A coordenadora-geral do movimento, Alejandra Meraz Velasco, diz que os dados mostram que as melhorias feitas no ensino fundamental não se traduziram em melhoria automática no ensino médio. Ela defende a reformulação do ensino médio, de forma a tornar essa etapa mais atrativa aos jovens.

“Temos a necessidade de reformular o ensino médio, ter um ensino médio que converse mais com os jovens. Temos hoje, na maioria dos estados, um número exagerado de disciplinas”, acrescenta.

No ensino fundamental, a conclusão até os 16 anos foi alcançada por 71,7% dos jovens no Brasil. Já na Paraíba, o índice foi de 58,6%. A meta definida pelo Todos pela Educação é que até 2021 pelo menos 95% dos jovens completem o ensino fundamental até essa idade.

O levantamento mostra ainda que ao se levar em conta a raça, a parcela de jovens negros que concluem os ensinos fundamental e médio mais tarde é maior que a dos jovens brancos. Os declarados brancos que concluíram o ensino fundamental aos 16 anos são 81% e os que concluíram o ensino médio aos 19 anos são 65,2%. Em relação aos negros, esses percentuais são 60% e 45%, respectivamente.

“O indicador tem grande impacto e mostra que ainda há grande disparidade. Vemos um abismo entre raças, entre o meio urbano e o rural e de faixa de renda. Vemos a brecha do acesso se fechando”, diz Alejandra Velasco.

A distorção entre a idade e a série vem diminuindo gradualmente desde 2007. Apesar da redução contínua, no ano passado 33,1% dos alunos do ensino médio estavam com atraso escolar já no 1° ano, segundo o levantamento. A diferença de dois anos entre a idade do aluno e idade prevista para a série em que ele deveria estar matriculado é o parâmetro utilizado no cálculo da distorção idade-série.

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Jornal da Paraíba

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