VIDA URBANA
Apesar de decisão judicial, governo não reabre delegacias
Secretário de Segurança disse que Procuradoria do Estado vai recorrer da determinação.
Publicado em 30/08/2014 às 16:14
Um dia após a decisão da Justiça que determinou a reabertura de sete Delegacias Distritais de João Pessoa à noite e nos finais de semana, nada mudou. A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA esteve, neste sábado (30), em algumas das unidades policiais e comprovou que elas continuam sem funcionar. O secretário de Segurança, Cláudio Lima, disse que o governo do Estado vai recorrer da determinação judicial.
O juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública da capital, Antônio Carneiro, acatou um pedido de uma Ação Popular movida contra a Secretaria de Segurança Pública. A decisão, tomada em audiência pública, foi para que fossem reabertas as seguintes delegacias: 1ª DD (Cruz das Armas), 2ª DD (Centro), 3ª DD (Epitácio Pessoa), 4ª DD (Geisel), 8ª DD (Bairro das Indústrias), 10ª DD (Tambaú) e 11ª DD (Valentina). Em maio, o mesmo magistrado já tinha determinado a reabertura das unidades, mas o governo estadual não acatou a decisão.
Neste sábado a reportagem esteve na 1ª DD, na 2ª DD e na 3ª DD e o cenário foi o mesmo: portas totalmente fechadas. Na unidade de Cruz das Armas foi possível ver afixado na porta um aviso orientando que todas as ocorrências da área deveriam ser encaminhadas para a 12ª DD, localizada em Manaíra. O comunicado é referente a dezembro de 2013, quando houve o reordenamento do funcionamento das delegacias.
( 1ª DD, em Cruz das Armas, estava de portões fechados/ Foto: Francisco França)
O JORNAL DA PARAÍBA também ligou para a 4ª DD, para a 8ª DD, para 10ªDD e para a 11ª DD e apenas nas duas últimas as ligações foram atendidas. Na 10ª, um funcionário informou que a delegacia vem funcionando nos finais de semana, mas apenas até às 18h. Já na 11ª, a informação foi de que as queixas deveriam ser feitas na 9ª DD, em Mangabeira.
O secretário Cláudio Lima disse que a determinação da Justiça está sendo analisada pelo procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, que vai recorrer da decisão. Ele, no entanto, declarou que a Secretaria de Segurança não tem condições de reabrir as delegacias da capital paraibana.
“Eu, como qualquer outro secretário de Segurança, gostaria muito de cumprir essa decisão e manter todas as delegacias funcionando permanentemente, mas não tenho como. A Secretaria não tem pessoal para isso”, afirmou.
(2ª DD, no Centro, também estava totalmente vazia/Foto:Francisco França)
Comentários