VIDA URBANA
Apesar de ser primavera, calor aumenta nas cidades do Sertão
Variação da temperatura nessa época do ano no Sertão pode ir de 17° C até 36° C.
Publicado em 12/10/2012 às 6:00
Os termômetros não param de subir nos municípios localizados no Sertão do Estado, apesar da Primavera ainda estar no início. Em Patos, uma das principais cidades daquela região, os termômetros estão superando facilmente os 35°C e a população já parece estar se preparando para o Verão, que só vai começar em 21 de dezembro.
Segundo os registros da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a variação da temperatura nessa época do ano no Sertão pode ir de 17° C até 36° C. Contudo, a marca máxima tem se tornado frequente na região, uma vez que principalmente ao longo do dia os registros têm até superado a estimativa da órgão responsável pelo setor. Para a meteorologista Marle Bandeira, esse não é um fenômeno que possa ser considerado extraordinário e a temperatura está dentro das projeções feitas.
“Na Paraíba, a primavera coincide com o período de estiagem, onde as chuvas são bastante reduzidas. Por isso, nesta estação, as temperaturas no Sertão são mais elevadas. Além disso, a temperatura do ar começa a entrar em gradativa elevação até a chegada do verão. Por isso, há essa sensação de calor nessas áreas mais quentes, pela localização geográfica e por não sentirmos tanto as variações climáticas como em outras regiões do país”, acrescentou Marle Bandeira.
Para os próximos dias, a previsão é de mais calor no Sertão, uma vez que a previsão do tempo aponta baixa probabilidade de precipitação na região. Em cidades como Patos, Matureia, São José do Bonfin, Santa Terezinha, São José de Piranhas e Malta, a previsão para hoje é que a temperatura máxima varie entre 34°C e 36°C. Já no município de Teixeira, o calor não será tão forte, mas temperatura pode chegar aos 32° C.
Comentários