VIDA URBANA
Após 7 anos de seca, açude sangra e população de São José de Piranhas agradece com orações
Sangria aconteceu no domingo; chuvas do fim de semana ajudaram a elevar água.
Publicado em 09/04/2018 às 19:03 | Atualizado em 10/04/2018 às 10:06
Os mais de 18 mil moradores do município de São José de Piranhas, no Sertão Paraíba, tiveram um domingo (8) de festa com a dupla comemoração. À tarde, festejaram a vitória da conterrânea, cantora Eduarda Brasil, vencedora da 3ª edição do programa The Voice Kids, da Rede Globo. Pela manhã, a população se emocionou com a sangria do açude São José I, usado para o abastecimento da cidade.
Após sete anos, o reservatório voltou a sangrar com as chuvas na região. Com as mãos elevadas ao céu, os moradores rezaram juntos, agradecendo as chuvas e a nova sangria. “Eu estava em casa, quando fui olhar o rio enchendo o açude, com as chuvas. Por volta das 11h começou a sangrar. Eu estava lá e vi várias pessoas levantando as mãos e agradecendo a Deus pela chuva e por o açude estar sangrando. Foi um momento de grande emoção que eu não poderia deixar de registrar”, disse o professor Itamar Soares, autor do vídeo.
Desde 2011 que o açude não atingia mais a capacidade máxima. E com a estiagem, chegou a enfrentar fortes crises, nos últimos anos, deixando a população sem abastecimento por alguns períodos. “Era muito difícil. Sem água, teve dia que o carro-pipa abastecia a caixa d'água no bairro e dava briga, pela água”, conta Itamar.
De acordo com os dados a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o açude São José I, também conhecido popularmente como “Açude da Cagepa” tem capacidade para armazenar 3.051.125 de metros cúbicos de água. Em fevereiro deste ano, o reservatório chegou a marca de 0,7%, o que equivalia a pouco mais de 21 mil m³ de água.
Comentários