VIDA URBANA
Após acordo, Pastoral da Terra libera agência do BB
Representantes da CPT, do Banco do Brasil e do Incra se reuniram no começo da tarde.
Publicado em 18/08/2014 às 14:25
Os membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT) desocupou a agência do Banco do Brasil, na Epitácio Pessoa, no início da tarde desta segunda-feira (18). A desocupação aconteceu após uma reunião entre os manifestantes e representantes do banco e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na qual foi fechado um acordo sobre a liberação de recursos para a construção de casas na zona rural de Itabaiana.
Segundo Tânia Maria de Sousa, que é integrante da CPT, o projeto para a construção das casas, do Programa Nacional de Habitação Rural, foi dado entrada em julho, mas estava parado. Ela disse que durante a reunião, os representantes do banco informaram que não foi dado encaminhamento ao pedido porque faltava parte da documentação necessária. “Entramos em acordo e será feita uma força-tarefa para que até a sexta-feira (22) os documentos sejam entregues e o projeto possa seguir”, disse.
O grupo saiu do Parque Solon de Lucena, em direção à Epitácio Pessoa. Em todo o trajeto da manifestação, o grupo foi acompanhado por viaturas de Polícia Militar e agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade urbana (Semob-JP), que foram acionadas para manter a segurança e organização do trânsito no local.
Ao chegar na sede do banco, o grupo ocupou o estacionamento, impedindo a entrada e saída de clientes da agência. Tânia disse que essa ação não foi uma orientação dos líderes da Comissão Pastoral da Terra. “Mais de mil pessoas estavam participando do movimento, não tinha como ter o controle sobre todos”, justificou
A assessoria do Banco do Brasil assegurou que não houve qualquer violência e que o movimento chegou de forma pacífica
Comentários