VIDA URBANA
Após desabastecimento, vacina pentavalente está disponível em Campina Grande
As vacinas contra o sarampo também estão sendo aplicadas em Unidades Básicas de Saúde da cidade.
Publicado em 17/10/2019 às 8:34
A Secretaria de Saúde de Campina Grande irá retomar a aplicação de vacinas do tipo pentavalente nos postos de saúde da cidade. A vacinação havia sido interrompida pelo Ministério da Saúde em unidades de saúde de todo o Brasil desde setembro, após a reprovação da vacina em testes de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A assessoria de imprensa da pasta em Campina Grande informou que os Centros de Saúde localizados nos bairros da Palmeira, Liberdade, Catolé e Boa Vista, e nos distritos de Galante e São José da Mata, estão abastecidos da pentavalente.
A secretaria ainda lembrou que o esquema vacinal é dividido em três doses, que são aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de vida. Dessa forma, os responsáveis pelas crianças devem levá-los aos postos portando o cartão de vacinação do bebê. Crianças com febre não devem receber a dosagem da vacina.
Em João Pessoa
Quinze locais foram definidos pela Seção de Imunização da Secretaria de Saúde de João Pessoa como referências para a aplicação das doses da vacina pentavalente. De acordo com Fernando Virgolino, coordenador da Seção de Imunização da Prefeitura Municipal de João Pessoa, a última remessa de vacina pentavalente que a capital paraibana recebeu veio com poucas doses. Dessa forma, para facilitar o acesso e garantir a imunização das crianças conforme o calendário de vacina de cada faixa etária, a seção centralizou os serviços de referência em cada território.
A distribuição da vacina está acontecendo em quinze postos de cinco distritos da capital. Todas as unidades de saúde onde estão sendo aplicadas a vacina pentavalente em João Pessoa podem ser consultadas aqui.
A vacina pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma e imuniza contra várias doenças, como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas por haemophilus influenza tipo B. Ela deve ser aplicada em três doses, com intervalo de 60 dias, em crianças a partir de dois meses de idade, aos quatro e aos seis meses de vida.
Sarampo
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde de Campina Grande, as vacinas contra o sarampo estão disponíveis em todos os postos de saúde da cidade que possuem salas de vacinação devidamente equipadas ( a localidade desses postos pode ser consultadas aqui). Já em João Pessoa, a oferta para a vacina tríplice viral, que protege crianças e adultos contra o sarampo, caxumba e rubéola, ocorre nas Unidades de Saúde da Família (USF), nas policlínicas municipais e no Centro Municipal de Imunização.
Na última segunda-feira (14), a Secretaria de Saúde da cidade informou que subiu para 11 o número de casos de sarampo confirmados na Paraíba. Foram registrados quatro casos em João Pessoa, dois em Bayeux e Santa Rita e as cidades Barra de São Miguel, Santa Cecília e Cabedelo, tiveram um cada.
Comentários