VIDA URBANA
Após dois meses, pista do Aeroclube volta a funcionar
Quase dois meses depois de ser destruída pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a pista de pouso e decolagem do Aeroclube da Paraíba voltou a funcionar.
Publicado em 12/04/2011 às 8:50
Do Jornal da Paraíba
Quase dois meses depois de ser destruída pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a pista de pouso e decolagem do Aeroclube da Paraíba voltou a funcionar. Desde o último sábado, quando a pista foi liberada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), cerca de dez aeronaves, entre pouso e decolagem, passaram pelo local. Mas as obras de reconstrução ainda continuam.
A próxima etapa será a imprimação, que consiste em passar uma fina camada de piche que permitirá a impermeabilização do solo. “A pista está funcionando de forma operacional, ou seja, ainda não está 100% pronta. Mas como a terra planagem está quase concluída, o Aeroclube recebeu a permissão da Anac para realizar as decolagens”, explicou o presidente da entidade, Rômulo Carvalho.
O andamento da recontrução foi prejudicado por causa das chuvas do último fim de semana. Isso porque parte do material usado na terra planagem é composto por barro, e um trecho da pista ainda não passou por esse processo.
Com as fortes chuvas, parte da pista ficou enlameada, impossibilitando a passagem da máquina de rolo compressor. A próxima etapa da reconstrução será a colocação de uma leve camada de piche, tornando-a impermeável. Esta é a etapa antes da asfaltagem. “As obras continuam sendo feitas por meio de recursos próprios e doações de empresários”, ressaltou Carvalho.
A pista de pouso do Aeroclube da Paraíba foi destruída no dia 22 de fevereiro pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, após o juiz João Batista, da 7ª Vara da Fazenda Pública, conceder uma liminar autorizando a PMJP a tomar posse da área. Horas depois, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Abraham Lincoln, cassou a liminar de desapropriação e determinou que a posse retornasse para a diretoria do Aeroclube.
Comentários