VIDA URBANA
Após problemas na viagem, Lady chega ao Santuário de Elefantes no MT
Animal deixou a Bica após acordo firmado com entidades na Justiça;
Publicado em 30/11/2019 às 9:18 | Atualizado em 30/11/2019 às 14:38
Após uma viagem que durou quatro dias e surpresas no caminho, a elefanta Lady, que morava no Parque da Bica, em João Pessoa, chegou na noite desta sexta-feira (29) ao Santuário de Elefantes do Brasil, localizado na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. No novo lar, ela irá viver com outros três animais da sua espécie (Maia e Rana, também resgatadas de circos, e Ramba, que veio Chile), num espaço administrado pela ONG americana.
Apesar da viagem ter ocorrido relativamente com tranquilidade, a equipe do Santuário informou que o percurso até o destino sofreu atrasado devido a uma pane elétrica no caminhão, no fim da tarde desta quinta-feira (28). Devido ao imprevisto, Lady e o pessoal que a acompanhava tiveram que forçar parada na cidade de Alto Araguaia, no estado de Mato Grosso, a 397 km do Santuário. "Tentamos de todas as maneiras consertá-lo com a ajuda de três dos melhores mecânicos da cidade, mas infelizmente não foi possível", explicou o Santuário, no Instagram.
A elefanta voltou a seguir viagem na manhã desta sexta-feira. "Lady está um pouco agitada com toda a movimentação, mas está bem. Se alimentou muito bem e ganhou uma guloseima especial: um delicioso bolo de fubá", atualizou o Santuário.
https://www.instagram.com/p/B5cyBzDHgVo/
Viagem de Lady
A transferência é fruto de um acordo firmado no final de outubro na Justiça Federal. Após o acordo, foi dado início à preparação da viagem de Lady, toda custeada pelo Santuário. Os preparativos para a transferência começaram no dia 14 de novembro, quando a caixa de transporte deixou o Mato Grosso. A caixa chegou em João Pessoa na quinta-feira (21) e então começou a ambientação de Lady ao espaço.
O percurso para o Mato Grosso, iniciado na segunda-feira (25), foi feito todo por via terrestre, através de um caixa de transporte, instalada em um caminhão. A expectativa inicial é que a viagem durasse de quatro a cinco dias, com previsão de chegada no fim da tarde desta sexta.
Entenda o caso
Lady foi doada à Prefeitura de João Pessoa em 2013, depois de passar 40 anos se apresentando em circos e circular pelo país em contêineres. A elefanta foi resgatada pelo Ibama e doada ao Parque. Ao chegar na Bica, a elefanta tinha inflamação nos olhos, provocada pelo excesso de luz de laser, além de estar abaixo do peso recomendado. Ela foi prontamente atendida pelos biólogos e veterinários, recebendo alimentação balanceada e tratamento adequado. Ela também recebeu um recinto dentro do que prevê a legislação.
Entidades de proteção animal denunciaram à Justiça Federal que Lady estaria sofrendo maus tratos na Bica. Segundo uma perícia solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF), o animal estava com problemas de saúde, não tinha tratamento adequado e corria o risco de morrer. A prefeitura de João Pessoa sempre negou a ocorrência desses fatos.
No dia 30 de outubro foi firmado um acordo na Justiça Federal determinando que a elefanta fosse transferida para o Santuário no Mato Grosso. A decisão foi firmada após uma visita técnica de especialistas da prefeitura ao Santuário de Elefantes, onde foram comprovadas todas as condições para receber Lady, que vai passar a conviver com outros animais. “Ouvimos a população e especialistas na espécie até chegarmos à conclusão definitiva de que o mais adequado é garantir a possibilidade de Lady conviver com outros elefantes”, disse o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Abelardo Jurema Neto.
Comentários