VIDA URBANA
Após reclamação, Procon fiscaliza BB
Aposentados reclamam de atendimento em agência bancária no Mercado Central em Campina Grande.
Publicado em 03/10/2012 às 6:00
Idosos reclamaram do atendimento da agência Mercado Central, do Banco do Brasil (BB), no Centro de Campina Grande, na última segunda-feira, e ontem uma equipe do Procon Municipal fez uma fiscalização no local. Segundo o aposentado Diógenes de Lima, de 73 anos, vários beneficiários foram impedidos de serem atendidos no caixa e encaminhados para o atendimento eletrônico. Alguns aposentados chegaram a passar mal e outros saíram do local sem retirar o dinheiro.
Conforme Diógenes de Lima, havia cerca de 100 pessoas tentando retirar a aposentadoria no primeiro dia do mês. “Um funcionário do banco informou que as pessoas que iam receber o benefício até R$ 622,00 deveriam ir para o caixa eletrônico e apenas quem fosse retirar um valor maior que R$ 700,00 seriam atendidos no caixa”, afirmou.
O aposentado falou ainda que todos que insistiam em receber no caixa eram avisados para receber no autoatendimento. “Vários aposentados desistiram de retirar o dinheiro e alguns até passaram mal, pois não sabiam usar a máquina”, afirmou Lima.
O aposentado pediu para falar com o gerente, pois exigiu ser atendido pelo caixa. “O gerente se dirigiu comigo até o caixa eletrônico e pediu para que o atendente ajudasse no saque.
Nessa história toda demorei cerca de 1h40 para poder retirar o dinheiro”, disse Diógenes de Lima.
De acordo com a assessora do Procon, Eliane Rodrigues, uma equipe do Procon municipal realizou uma fiscalização na manhã de ontem e não verificou os problemas mencionados.
“Não registramos nenhuma reclamação durante a segunda-feira e só podemos autuar se houver a constatação por reclamação ou em uma ação de fiscalização”, afirma Eliane Rodrigues.
O gerente da agência bancária Mercado Central, João Dehon, afirmou que a reclamação é improcedente. “Em nenhum momento impedimos de eles serem atendidos no caixa. Nós apenas orientamos os aposentados a trazer um acompanhante que o ajude a retirar o dinheiro rapidamente, através do autoatendimento”. Ao ser questionado novamente se houve o impedimento do atendimento no caixa, o gerente foi enfático: “o banco não pode impedir de qualquer pessoa ser atendida no caixa se ela desejar”.
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