icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Aposte nas frutas para proteger o organismo

Em uma série de matérias focadas nos poderes das frutas, o JORNAL DA PARAÍBA começa enfatizando os nutrientes e as vitaminas contidas nas frutas amarelo-alaranjadas.

Publicado em 08/04/2012 às 8:00


Uma alimentação saudável inclui uma dieta rica em frutas – e cada grupo delas carrega benefícios diferenciados. Em uma série de matérias focadas nos poderes das frutas, o JORNAL DA PARAÍBA começa enfatizando os nutrientes e as vitaminas contidas nas frutas amarelo-alaranjadas. Entre elas aparecem a manga, o mamão, a pitanga, cajá, acerola e o caju.

Conforme a professora doutora do departamento de Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Jailane Aquino, esse grupo é um ótimo aliado do sistema imunológico do organismo.

Isso porque a frutas amarelo-alaranjadas trazem em sua composição os 'carotenóides' (pró-vitamina A), que no organismo humano são convertidos em vitamina A – substância conhecida por fortalecer as defesas do corpo e combater os temidos radicais livres.

“A vitamina A age como um antioxidante natural, neutralizando os radicais livres – que estão associados ao envelhecimento e ao aparecimento de doenças crônico-degenerativas. Entre elas as cardiovasculares, o câncer, o Mal de Parkinson e o de Alzheimer”, explicou Jailane Aquino, ao acrescentar que essa vitamina também previne doenças relacionadas à visão - como a catarata e a cegueira noturna - e ajuda a manter a pele e as mucosas saudáveis.

A professora lembrou ainda que o consumo de frutas amarelo alaranjadas também pode evitar a deficiência de vitamina A (hipovitaminose A ), um problema de saúde pública no Brasil e em muitos países em desenvolvimento. A patologia atinge principalmente crianças, lactantes, gestantes e idosos. “Quem possui a hipovitaminose fica mais propenso a problemas como infecções, olho ressecado ou com manchas de aspecto espumoso, além de cegueira noturna, pele descamada, entre outros”, alertou a especialista, lembrando que as frutas – de modo geral – são poderosas fontes de fibras, minerais, vitaminas e água, sendo ainda consideradas alimentos de baixa caloria.

Conforme a especialista, muitas destas frutas de cor amarelo-alaranjado também são fontes de vitamina C (como caju, cajá e laranja) - que apresenta reconhecida ação antioxidante, como a vitamina A.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp