VIDA URBANA
Aprovado projeto que permite doulas em maternidades da PB
Projeto libera presença de profissionais durante pré-natal, trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
Publicado em 18/02/2016 às 13:02
Na manhã desta quinta-feira (18), foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o projeto que permite a presença de doulas durante o pré-natal, trabalho de parto, parto e pós-parto imediato nas maternidades da rede pública e privada do estado da Paraíba.
De acordo com o autor da matéria, o deputado Anísio Maia, o objetivo é estimular a realização de partos naturais e abrir espaço para que gestantes que desejam ter acesso a este tipo de serviço possam ser acompanhadas pelas doulas.
“É um parto saudável, sem uso de medicamentos, sem intervenções cirúrgicas, onde quem vai ganhar, além da parturiente, é o próprio filho, que nascerá de forma saudável”, disse o parlamentar. Ainda segundo Anísio, a aprovação da proposta é de extrema importância também para a saúde pública. O projeto segue agora para ser sancionado pelo governador Ricardo Coutinho.
Na capital
A aprovação pela ALPB segue a mesma decisão tomada pela prefeitura de João Pessoa, que autorizou a presença das doulas em novembro do ano passado. Além de permitir a presença das profissionais, a prefeitura já disponibiliza cursos de formação para doulas. O curso dura cerca de um ano e as alunas realizam fase prática no Instituto Cândida Vargas.
Comentários