VIDA URBANA
Arquidiocese lança hoje a Campanha da Fraternidade
Lançamento da campanha acontece nesta sexta-feira (24) no Teatro Paulo Pontes, na capital.
Publicado em 24/02/2012 às 6:30
Refletir a saúde pública a partir da esfera socioeconômica e política é a proposta da Campanha da Fraternidade 2012, da Igreja Católica, que será lançada hoje, às 19h30, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. A programação de lançamento segue com uma mesa redonda às 21h mediada pelo arcebispo de Olinda e Recife e Bispo Referencial da Pastoral da Saúde no Regional Nordeste (NE) 2, Dom Fernando Saburido.
Assim como aconteceu em 2008, a Arquidiocese da Paraíba volta a sediar a abertura oficial da Campanha da Fraternidade no Regional NE 2 da CNBB, que compreende 4 Províncias Eclesiásticas (Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas). Bispos e padres das 21 dioceses desses quatro Estados devem estar presentes no lançamento.
Este ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema 'Fraternidade e Saúde Pública' e como lema 'Que a saúde se difunda sobre a terra'. Durante a Quaresma, a Igreja Católica tentará refletir o cenário da saúde no Brasil. O arcebispo da Paraíba, dom Aldo di Cillo Pagotto, disse que o foco da campanha é envolver governos e população em torno de problemas como a malversação do dinheiro público.
“Temos o Sistema Único de Saúde (SUS), que é um dos melhores do mundo, mas executado com ineficiência pelos gestores públicos. Existem falhas consideráveis. Basta ver a situação de vários hospitais e postos de atendimento”, comentou. Apesar das críticas, dom Aldo garante que a Campanha da Fraternidade deste ano tem uma proposta indicativa de soluções e não meramente denunciativa.
Comentários