icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Arraiá de Cumpade é referenciado pelo Ministério do Turismo entre principais festas juninas do país

Pelo 8º ano, a Fazenda Olho D’Água, se transforma para a festa.

Publicado em 22/06/2018 às 9:00 | Atualizado em 23/06/2018 às 7:17


                                        
                                            Arraiá de Cumpade é referenciado pelo Ministério do Turismo entre principais festas juninas do país

Pelo oitavo ano consecutivo, a Fazenda Olho D’Água, no Distrito de Galante, em Campina Grande, foi transformada para dar vida ao Arraiá de Cumpade. Durante o mês de junho, o local permanece de porteiras abertas, para receber paraibanos e turistas em uma verdadeira experiência junina. Comidas regionais, danças típicas, costumes e, claro, muito forró, fundem-se com o intuito maior de contagiar os visitantes com a mais pura energia do São João. Neste sábado (23), a festa continua, recebendo como convidado especial o cantor e compositor Ton Oliveira. Já no dia 30, encerrando a programação desta temporada, será a vez de Alceu Valença.

O Arraiá de Cumpade 2018 começou no último dia 2, quando o anfitrião da festa, Cumpade João, contou com o reforço da banda pernambucana Fulô de Mandacaru. De lá para cá, já passaram pelo evento Eliane, Sirano & Sirino e Santanna. Eles se somaram aos grupos de pé de serra que se revezam para garantir muito forró aos visitantes.

Em meio a essa maratona de arrasta-pé, sobra animação e não falta gente de todos os cantos do Brasil. A estudante universitária Larissa Suelen da Silva Lins saiu de João Pessoa para curtir a festa. “Conheci o Arraiá há três anos, com meus sogros. E faço questão de voltar, a cada edição, pois me sinto muito bem aqui, é um lugar maravilhoso”, disse.

A cada retorno, a turma de Larissa só aumenta. Este ano, o grupo contou com uma integrante que veio do Rio De Janeiro, especialmente para conhecer a festa. Trata-se da agente de saúde Elizabeth Falcão, que se encantou com tudo o que viu. “A organização me agradou de cara. É tudo muito típico, resgata a cultura. Sairei daqui com uma referência super boa. Ano que vem, pretendo trazer uma caravana lá do Rio”, revelou.

FAMÍLIA

Como toda festa junina tradicional, o Arraiá de Cumpade reúne muitas famílias, sem limite de idades. O casal Augusto César Assunção e Caroline Couto é um ótimo exemplo disso. Ele, militar, é natural do Rio de Janeiro. Ela, dona de casa, é do Pará. Morando em João Pessoa há quatro anos, planejavam conhecer o arrasta-pé, empolgados pela indicação de amigos. Mas, com filhos pequenos, os dois sempre acabavam adiando a ideia. A solução: levar as crianças para festejar, também. E assim aconteceu.

No sábado, 16 de junho, Augusto e Caroline foram conhecer a festa na Fazenda Olho D’Água, acompanhados pelos filhos Ana Beatriz, de 9 anos; Ana Cecília, de 3; e o pequeno Davi Henrique, de apenas oito meses. “Viemos de carro, determinados para curtir. Estamos achando incrível, muito organizado, super tranquilo, perfeito para quem tem criança, como nós. Tem espaço para os pequenos, dá para se alimentar direitinho e ainda dançar forró”, contou a mãe. “Queríamos uma festa mais tradicional como essa. E achamos maravilhoso. Se Deus quiser, ano que vem estaremos de volta”, disse o pai.

OUTRO ATRATIVOS

Mas nem só de forró se faz o Arraiá de Cumpade. A beleza da vida rural é apresentada aos olhos de quem chega desde o primeiro instante. Um charme todo especial é a Divina Vila, um espaço aconchegante que concentra peculiaridades sertanejas, como o colorido do artesanato e as tradições religiosas. Existe até uma casinha com uma rezadeira que atende os visitantes e uma pequena procissão. A culinária regional também tem vez na Praça do Enche-Bucho, e também no Restorante de Cumpade, onde é possível degustar os sabores das comidas típicas.

TURISMO

Um dos idealizadores disso tudo, o Cumpade João destacou que, em oito anos, só amentou a vontade de ressaltar e valorizar, cada vez mais, a cultura paraibana e a potencialidade turística local, através de um projeto que ressalta a história, as tradições, as crenças e a gastronomia. “Vejo isso aqui como um verdadeiro museu, que tem vida, que tem alma, que tem sentimento. O Arraiá de Cumpade é uma retratação da lida da ruralidade nordestina”, explicou.

Tantos esforços levaram o evento a ser referenciado, pelo segundo ano seguido, como uma das principais atrações do país, no Mapa de Festejos Juninos, do Ministério do Turismo. “Isso é só mais um resultado dos esforços que executamos durante todos esses anos para promover e fortalecer o evento”, destacou Isaac Batista, um dos organizadores do Arraiá.

SERVIÇO

A festa tem início às 11h da manhã e se estende até as 17h. O passaporte individual para curtir o Arraiá está custando, no segundo lote, R$125, e dá direito ao serviço open bar (cerveja, cachaça, caipirinha, refrigerante, suco, água e café), apresentações culturais e visitação à Divina Vila. O valor é o mesmo para cada dia do evento.

Em Campina Grande, os ingressos podem ser adquiridos na Sercosi Seguros, localizada na Rua Sebastião Donato, 57, no Centro. Em João Pessoa, as vendas acontecem na Mais Brasil Turismo, que fica na Avenida Epitácio Pessoa, 3280, Tambauzinho. A compra também pode ser feita pela internet, no site www.arraiadecumpade.com.br. Mais informações pelos telefones (83) 3224-3050 e (83) 98650-0471. Nesta edição, o evento conta com o apoio do Armazém Paraíba e da Narciso Enxovais.

Imagem

Aline Oliveira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp