VIDA URBANA
Artesãos já se preparam para os festejos
Dia do Artesão foi lembrado com um café da manhã, que aconteceu nesta segunda-feira (19) na Vila do Artesão.
Publicado em 20/03/2012 às 6:30
Ainda faltam quase três meses, mas os artesãos de Campina Grande já estão 'de olho' no início da edição deste ano do Maior São João do Mundo. O período junino é para eles o de maior movimento e demanda por peças dos mais variados estilos e produtos. Na manhã de ontem, dezenas de artesãos se reuniram na Vila do Artesão durante um café da manhã oferecido pela prefeitura municipal para celebrar o Dia do Artesão. A ideia este ano é transformar os produtos da vila em atrativo turístico em vários pontos da cidade, durante os 30 dias de festa.
Funcionando desde 2010, numa área própria e específica para produção e comercialização de peças artesanais, a Vila do Artesão mantém, atualmente, 278 profissionais instalados em 77 chalés. A iniciativa da administração municipal tinha como meta oferecer aos profissionais desse segmento um local adequado à produção e venda dos produtos, além de oferecer um espaço para o recebimento de turistas e campinenses que apreciam o artesanato regional.
A coordenadora da Vila do Artesão, Ivanilda Ventura, enfatizou a importância do trabalho artesanal para a região de Campina Grande. Para investir na profissionalização, a Prefeitura de Campina Grande mantém cursos de qualificação para artesãos e comunidade em geral. Além dos cursos específicos à prática artesanal são ofertadas também aulas no campo da informática.
A Vila do Artesão dispõe ainda de um Telecentro Comunitário, um espaço público onde estão instalados computadores, conectados à internet em banda larga, com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades. Foi construído ainda um auditório, com capacidade para 110 pessoas, onde são realizados eventos e conferências.
Atualmente, são comercializadas na Vila do Artesão 14 tipologias artesanais, a exemplo de peças produzidas em algodão colorido, madeira, couro, minerais, biscuit e materiais reciclados. Há ainda bonecas artesanais, bebidas e comércio de alimentos regionais. A Vila do Artesão funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados e domingos das 10h às 19h.
O secretário-executivo municipal, Hermano Nepomuceno, representou o prefeito Veneziano Vital do Rêgo durante o café da manhã e pediu aos artesãos que valorizem mais o espaço. “Esse é um local privilegiado da expressão mais pura da Serra da Borborema, que é seu artesanato. Espero que vocês continuem se mobilizando e se organizando para fortalecer esse segmento”, disse.
Comentários