icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Árvore cai em avenida de João Pessoa

Árvore de sete metros de altura caiu na avenida Floriano Peixoto e deixou o trânsito lento.

Publicado em 26/06/2012 às 6:00

No começo da manhã de ontem, uma árvore da espécie Ficus, um tipo de figueira com aproximadamente sete metros de altura, caiu na avenida Floriano Peixoto, em João Pessoa, devido à chuva. De acordo com a Superintendência Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), o trânsito chegou a ficar lento, uma vez que a árvore ficou atravessada de uma calçada a outra, entretanto, pelo pouco fluxo de carros naquele horário, não houve longo congestionamento.

A avenida Floriano Peixoto ficou interditada em toda sua extensão e os carros tiveram que dar a volta no quarteirão para seguir pela rua Professor Osvaldo Pessoa, para ter acesso à rua 1º de Maio.

Por volta das 8h, a árvore tinha sido retirada e o trânsito já estava normalizado. A Semob informou que não houveram acidentes em decorrência da queda.

A Coordenadoria de Poda Programada, ligada às secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa, foi a responsável pela retirada da árvore. Segundo o coordenador, o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, além da chuva, a queda se deu pela falta de estrutura que a árvore tinha para se desenvolver, evidenciando que esse é um problema recorrente na capital.

“A árvore estava plantada sobre uma tubulação de esgoto. Com o tempo e as chuvas o solo vai ficando encharcado e o sistema radicular (de raízes) fica compactado, estrangulado. A árvore tem grandes raízes e pouco espaço de terra para se reproduzir, muito cimento e pouco espaço, aí acaba tombando. É comum encontrar esses problemas nos bairros da cidade. São árvores grandes, que se tivessem com a poda em dia talvez não ficassem tão pesadas e não caíssem”, explicou o engenheiro da Sedurb.

A Poda Programada, realizada pela Sedurb e Semam, está sendo realizada de forma esquematizada em todos os bairros da capital. O programa vai atender um bairro por vez, entretanto o morador que constatar o risco de queda de uma árvore, em decorrência da poda atrasada, pode solicitar o serviço entrando em contato com a coordenadoria do programa.

TEMPERATURA
O Litoral paraibano amanhece hoje com mínima de 22ºC e máxima de 29ºC. Brejo e Agreste ficam com mínima de 19ºC e máxima de 26ºC, enquanto a região do Cariri tem mínima de 18ºC e máxima de 31ºC. O Sertão tem mínima de 20ºC e máxima de 33ºC.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp