VIDA URBANA
Árvore cai em avenida de João Pessoa
Árvore de sete metros de altura caiu na avenida Floriano Peixoto e deixou o trânsito lento.
Publicado em 26/06/2012 às 6:00
No começo da manhã de ontem, uma árvore da espécie Ficus, um tipo de figueira com aproximadamente sete metros de altura, caiu na avenida Floriano Peixoto, em João Pessoa, devido à chuva. De acordo com a Superintendência Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), o trânsito chegou a ficar lento, uma vez que a árvore ficou atravessada de uma calçada a outra, entretanto, pelo pouco fluxo de carros naquele horário, não houve longo congestionamento.
A avenida Floriano Peixoto ficou interditada em toda sua extensão e os carros tiveram que dar a volta no quarteirão para seguir pela rua Professor Osvaldo Pessoa, para ter acesso à rua 1º de Maio.
Por volta das 8h, a árvore tinha sido retirada e o trânsito já estava normalizado. A Semob informou que não houveram acidentes em decorrência da queda.
A Coordenadoria de Poda Programada, ligada às secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa, foi a responsável pela retirada da árvore. Segundo o coordenador, o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, além da chuva, a queda se deu pela falta de estrutura que a árvore tinha para se desenvolver, evidenciando que esse é um problema recorrente na capital.
“A árvore estava plantada sobre uma tubulação de esgoto. Com o tempo e as chuvas o solo vai ficando encharcado e o sistema radicular (de raízes) fica compactado, estrangulado. A árvore tem grandes raízes e pouco espaço de terra para se reproduzir, muito cimento e pouco espaço, aí acaba tombando. É comum encontrar esses problemas nos bairros da cidade. São árvores grandes, que se tivessem com a poda em dia talvez não ficassem tão pesadas e não caíssem”, explicou o engenheiro da Sedurb.
A Poda Programada, realizada pela Sedurb e Semam, está sendo realizada de forma esquematizada em todos os bairros da capital. O programa vai atender um bairro por vez, entretanto o morador que constatar o risco de queda de uma árvore, em decorrência da poda atrasada, pode solicitar o serviço entrando em contato com a coordenadoria do programa.
TEMPERATURA
O Litoral paraibano amanhece hoje com mínima de 22ºC e máxima de 29ºC. Brejo e Agreste ficam com mínima de 19ºC e máxima de 26ºC, enquanto a região do Cariri tem mínima de 18ºC e máxima de 31ºC. O Sertão tem mínima de 20ºC e máxima de 33ºC.
Comentários