VIDA URBANA
Asma é doença genética e ainda não tem cura
Médico explica que problema pode ser amenizado com hábitos saudáveis e exercícios físicos.
Publicado em 20/05/2012 às 17:36
O médico Leonardo Gadelha explica que a asma é uma doença genética e, por isso, existem apenas formas de amenizá-la e não de acabar com ela. Para evitar a manifestação da doença, são recomendados hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, não fumar e não comer comidas enlatadas ou industrializadas, principalmente na infância.
Outra forma de prevenir as crises asmáticas é adaptar o ambiente em que se vive. “O ácaro é um dos principais causadores da asma”, informou o médico. Segundo ele, poeira e cheiros fortes, como de combustíveis ou de ambientes dedetizados e com mofo, podem servir de “gatilho” para ativar a doença.
Leonardo Gadelha informou que um pneumologista deve fazer um exame de espirometria com o paciente para analisar a gravidade da doença. Ainda segundo ele, uma vez confirmado que se trata de uma asma classificada como grave, a Secretaria de Estado da Saúde fornece a medicação pelo tempo que for necessário.
Apesar dos tratamentos, médicos não falam em cura da asma e sim de controle. O combate às crises é feito com corticoide inalatório, segundo Gadelha. “Se o médico para com o medicamento, tem que ter a segurança de que o paciente está estável. Até mesmo crises leves podem ser sinais para retomar o tratamento”, disse.
Comentários