VIDA URBANA
Atendimento de referência em JP
Na capital, o centro de referência para acolhimento de casos graves de anemia falciforme é o Complexo Hospitalar Governador Tarcísio Burity
Publicado em 31/08/2012 às 6:00
A anemia falciforme é uma hemoglobinopatia (doença no sangue) com grande incidência na população negra. Os graves índices da disfunção no Brasil a fazem ser considerada um problema de saúde pública pelo Ministério da Saúde. Em João Pessoa, a anemia falciforme é monitorada pela Área Técnica de Saúde da População Negra da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Na capital, o centro de referência para acolhimento de casos graves é o Hospital de Trauma de Mangabeira (Trauminha), porta de entrada para quem procura assistência médica pública. “A equipe de triagem e atendimento do Trauminha recebeu treinamento e está qualificada para receber eventos agudos relacionados à anemia falciforme. As crianças portadoras da doença podem ser encaminhadas para o Hospital do Valentina e os serviços ligados à hematologia, como transfusões, são feitos no Hospital Santa Isabel. Nesses três locais, há profissionais qualificados para o atendimento a pessoas com esse tipo de anemia”, informa a coordenadora da Área Técnica de Saúde da População Negra, Dandara Correia.
Nesta semana, a ASPPAH denunciou à SMS o caso do paciente Genilson Soares, morador da Baía da Traição, que na última segunda-feira não recebeu atendimento de urgência no Hospital de Mangabeira, sendo encaminhado para outra unidade. Dandara Correia disse que o caso está sendo investigado e, caso seja constatada a negligência, os profissionais envolvidos serão responsabilizados.
Comentários