VIDA URBANA
Atendimento do Detran e PagFácil lidera ranking
Levantamento realizado nas Casas da Cidadania da Paraíba mostram que Detran lidera procura de usuários.
Publicado em 18/07/2012 às 6:00
Os serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do PagFácil (correspondente bancário) são os campeões em atendimentos nas Casas da Cidadania na Paraíba. Conforme levantamento repassado pela assessora operacional da Gerência Executiva das Casas, Kaithia Portela, em junho deste ano o serviço bancário registrou 32.853 atendimentos, enquanto o Detran teve 24.695.
No mesmo mês, em 2011, a situação era o inverso: Detran liderou o ranking, com 29.331 registros, contra 23.066 do corresponde bancário. Os números dizem respeito à produtividade das nove Casas da Cidadania distribuídas no Estado e que abrigam 25 serviços de instituições públicas e privadas.
Conforme Kaithia, a liderança do Detran se dá pela grande procura dos atendimentos de Renovação da Carteira de Habilitação (CNH) ou segunda via do mesmo documento, além do licenciamento de veículos e parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). As consultas em geral de veículo e de CNH têm grande demanda.
Em se tratando do PagFácil, Kaithia destacou “que é a única agência bancária instalada dentro das casas, facilitando o pagamento pelos usuários das taxas cobradas pelos órgãos parceiros. Dessa forma, as pessoas não perdem tempo se ausentando da casa, já que podem resolver tudo em um mesmo lugar”.
Segundo o levantamento, ainda aparecem na lista dos mais procurados em junho deste ano a Associação das Empresas de Transporte Coletivo da cidade de João Pessoa (19.695 registros) – que faz a recarga de passagem do cartão Passe-Legal -, o Instituto de Polícia Científica (IPC) – 9.849, e os retornos de atendimentos do IPC (7.955). Em todo o mês os registros somaram 141.323.
“No IPC a procura é pela emissão da Carteira de Identidade e pelo Atestado de Antecedentes Criminais”, explicou a assessora operacional, ao informar que de janeiro a junho de 2012 as Casas da Cidadania realizaram pouco mais de um milhão de atendimentos, “garantindo o direito a todos e materializando a essência da cidadania”.
O levantamento ainda apontou que em 2011 entraram no ranking das casas a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) - 8.087 registros, e o Sistema Nacional de Empregos (Sine) – 7.181. No acumulado do ano foram 1,483 milhão de atendimentos.
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