VIDA URBANA
Atendimento no CVV aumenta cerca de 15% no mês de dezembro
Crescimento está ligado à grande expectativa gerada pelas festas de fim de ano.
Publicado em 24/12/2018 às 7:00 | Atualizado em 24/12/2018 às 13:06
O atendimento no Centro de Valorização da Vida (CVV) aumenta cerca de 15% no mês de dezembro. O crescimento no número de ligações está diretamente relacionado com a grande expectativa geradas pelas festas de confraternização, Natal e Réveillon. “É uma fase de muito delicada, de melancolia, nostalgia e que são gatilhos para surtos e crises depressivas”, explica a psicóloga Danielle Azevedo.
Segundo ela, a explicação está no fato de que essa época envolve também muitos sentimentos de frustração, desconforto por conta dos encontros de amigos, das reuniões das famílias, da contemplação religiosa. E aí, ela explica, “quem não está inserido nesse contexto sofre ainda mais com essas situações”.
Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) dão conta de que 23,93% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população. Fatores socioeconômicos, como pobreza e desemprego, e ambientais, como o estilo de vida em grandes cidades interferem neste quadro.
De acordo com a entidade, no Brasil, em 2015, eram 11,5 milhões com a doença e 18,6 milhões com transtorno de ansiedade. Os Países com maiores taxas de depressão no mundo são: Ucrânia (6,3%), Austrália (5,9%), Estônia (5,9%), Estados Unidos (5,9%) e Brasil (5,8%).
Para encarar esse quadro, a psicóloga da Hapvida dá algumas dicas:
- Planejar o período com antecedência
- Reservando momentos para cuidar de si mesmo
- Evitar conflitos familiares
- Diminuir os compromissos
- Lembrar que a perfeição não existe
- Ffazer atividades físicas
- Não exagerar no consumo de comida e bebidas alcoólicas
- Procurar ajuda profissional, caso os momentos de tristeza sejam consecutivos
Como funciona o CVV?
O CVV é uma organização não governamental que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio 24 horas por dia através do telefone 188. Quem liga conversa com um voluntário anônimo que guarda sigilo absoluto sobre tudo que for dito na ligação. O serviço é totalmente gratuito e os voluntários são treinados para conversar com todas as pessoa que procuram ajuda e apoio emocional. Para quem prefere escrever, também existe a possibilidade de usar o atendimento por chat e email.
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