icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ativistas protocolam pedido para Câmara investigar morte de pelo menos 31 cães em Igaracy

Caso é investigado pela Polícia Civil e Ministério Público Estadual da Paraíba.

Publicado em 16/03/2018 às 14:03 | Atualizado em 16/03/2018 às 16:36


                                        
                                            Ativistas protocolam pedido para Câmara investigar morte de pelo menos 31 cães em Igaracy

Ativistas da Organização Não Governamental (ONG) Anjos da Proteção Animal (APA) apresentaram na quinta-feira (15) um documento na Câmara Municipal de Igaracy, no Sertão, para que os parlamentares investiguem se o prefeito da cidade, José Carneiro Almeida, sabia da matança de pelo menos 31 cães. A ação foi determinada e executada pelo secretário de Saúde, José Carlos Maia. O caso aconteceu no início deste mês e está sob investigação pela Polícia Civil, Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

O pedido de investigação foi protocolado pela ativista Stephanie Rodrigues, representante da APA, que atua em Fortaleza, no Ceará. “O que aconteceu em Igaracy foi uma chacina de animais e isso é muito grave. Esse caso precisa ser esclarecido e os responsáveis devem ser responsabilizados, o fato do prefeito não saber é muito estranho e queremos que isso seja realmente investigado. Eu faço parte de um grupo de ativistas que atua em todo país e por morar mais próximo do estado da Paraíba fui escolhida para registrar o documento no legislativo da cidade", disse.

>>>  Entidades protestam contra matança de animais em Igaracy


				
					Ativistas protocolam pedido para Câmara investigar morte de pelo menos 31 cães em Igaracy
Documento protocolado na Câmara de Igaracy pela Ativista - Foto: Divulgação.

Jurídico vai analisar pedido

O presidente da Câmara Municipal de Igaracy, o vereador Geraldo Antas, confirmou o recebimento do documento que pede a investigação do prefeito no caso e disse que o pedido foi encaminhado para o setor jurídico analisar. "O documento será analisado pelo departamento jurídico, mas ainda não existe nenhuma definição pelo legislativo ainda", disse.

Geraldo Antas informou também que a audiência pública solicitada pela OAB-PB deve ser realizada pela Câmara Municipal até o dia 5 de abril. "Estamos verificando a disponibilidade das autoridades, porque não será uma audiência comum em questão do caso, mas até o dia 5 o legislativo deve realizar essa audiência", concluiu.

A reportagem do Jornal da Paraíba tentou contato com o prefeito de Igaracy, José Carneiro Almeida, mas nenhuma das chamadas foram atendidas.

Denunciante participou de CPI

Stephanie Rodrigues participou como testemunha denunciando casos de maus-tratos de animais no país, durante o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos a Animais, instalada na Câmara Federal no ano de 2016. "Eu trabalho há 20 anos denunciando casos contra animais e não é uma luta fácil. Na época que participei como testemunha no processo da CPI, em Brasília,  presenciei muitos absurdos em denúncias e o trabalho foi importante porque provocou mudanças na legislação. A luta é permanente em defesa dos animais e o objetivo do pedido apresentado na Câmara de Igaracy é para que a lei seja cumprida com rigor. O documento foi protocolado em nome da APA, mas tem o apoio e assinatura de ativistas de todo país", ressaltou.

Ainda de acordo com a ativista, uma cópia do documento também foi enviada para o Ministério Público da Paraíba.  Além do documento apresentado por Stephanie Rodrigues, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB) protocolou um pedido de audiência pública para tratar o caso na Câmara Municipal. O documento foi apresentado na segunda-feira (12).

>>> Prefeito de Igaracy exonera secretário de Saúde

Matança de animais

O caso aconteceu no dia 3 de março, após a Prefeitura recolher vários animais em um veículo e depois leva-los para um prédio, onde foram mortos.

O secretário de Saúde, José Carlos Maia, justificou que os animais  estavam abandonados na rua e apresentavam sinais de leishmania e outras doenças, causando riscos de infecção para saúde humana. Ele disse que o sacrifício foi feito através da eutanásia, processo que gera a morte dos animais sem sofrimento a partir da aplicação de medicamentos. O caso é investigado pela Polícia Civil sob a suspeita que os cães foram mortos de forma cruel.

Imagem

Epitácio Germano

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp