VIDA URBANA
Atuação de conselho reduz violência em JP
Conselho Comunitário de Segurança tem realizado ações de conscientização entre moradores do bairro de Mangabeira.
Publicado em 18/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 26/05/2023 às 17:34
A violência na zona sul de João Pessoa deixou de ser preocupação da população graças à atuação do Conselho Comunitário de Segurança, que tem buscado realizar ações de conscientização para os moradores e buscado apoio da Polícia Militar que reforçou o policiamento na área. No entanto, os moradores do bairro de Mangabeira, o mais populoso da região Sul da cidade, reclamam da pertubação do sossego, provocada por um grupo de motoqueiros.
A presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Abimadabe Vieira, disse que a violência reduziu bastante, mas que ocasionalmente um morador se queixa de furto de celulares.
“Nesses casos, nós (conselho) procuramos procurar com as vítimas para poder levar o máximo de informações à polícia.
Acontece que muitos jovens ficam nas calçadas e praças à noite, enquanto os pais estão dentro de suas casas. Por isso buscamos orientar os jovens, mas também os adultos, resgatando os valores familiares e pedindo que eles sejam exemplo de pai para filho”, afirmou.
Abimadade Vieira destacou que graças à atuação do conselho, que tem buscado apoio da polícia, aproximando-a da sociedade, a realidade da zonal sul mudou. “Conseguimos com o 5º Batalhão de Polícia Militar que mais motos da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas com Apoio de Motocicletas) passassem pelos bairros realizando rondas. Hoje (ontem), marcamos uma visita ao Disp (Distrito Integrado de Segurança Pública) com o objetivo de aproximar a polícia da comunidade”, ressaltou.
Apesar da forte atuação do conselho, algumas situações fogem do controle, a exemplo de alguns motoqueiros que insistem em transitar pelas ruas de Mangabeira acelerando e fazendo barulho com os canos das motos. A reclamação parte de vários moradores, a exemplo da dona de casa Hosana Silva, 43 anos, que mora há seis anos na rua principal do bairro, próximo à Praça do Coqueiral, disse que a pertubação do sossego é bastante. “Quantos eles passam não tem quem aguente. É muito barulho. Se alguém reclamar, a resposta que recebe é 'os incomodados que se retirem'. Graças a Deus a minha orientação é religiosa e o que passo aos meus quatro filhos também", frisou.
A moradora acrescentou que o filho de apenas 6 anos quase foi atropelado por um motoqueiro enquanto brincava na praça.
De acordo com a presidente do conselho comunitário, os conselheiros tem trabalhado orientando os moradores conforme cada necessidade apresentada, provocando a sociedade para uma reflexão familiar, protegendo e orientando a população.
“O Conselho tem um conceito de segurança maior do que os cidadãos comuns, por isso buscamos sanar os problemas apresentados, como no caso de uma rua escura que poderia ser propícia a assaltos, nos buscamos a iluminação. Mas a sociedade e a polícia tem nos dado o apoio necessário nessa luta de todos. As rondas da Rotam foram intensificadas para tentar localizar e orientar os motoqueiros que incomodam a população com o barulho de seus veículos”, frisou.
EVENTO
Abimadade Vieira acrescentou que na próxima semana o conselho irá apoiar cerca de mil jovens que participarão do 'Fest Verão Católico', que terá início às 18h, na entrada do bairro, onde um trio puxará os 'foliões' com músicas religiosas até uma granja, onde o evento será realizado durante dois dias (25 e 26).
“Essas e outras ações são exemplo da atuação do conselho em prol da população de Mangabeira e dos demais bairros da Zona Sul”, pontuou.
Comentários