icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Aumenta o número de cirurgias de catarata em JP

Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, mostra que entre 2010 e 2011, o número de cirurgias de catarata na capital, aumentou em 153%.

Publicado em 31/07/2012 às 6:00


Os três hospitais especializados em procedimentos cirúrgicos na visão, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aumentaram em 153% o número de cirurgias de catarata, entre 2010 e 2011, em João Pessoa, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS). Em 2010, 2.579 pacientes se submeteram às cirurgias oculares, enquanto no ano passado foram 6.532. Na capital, os hospitais Edson Ramalho, Lauro Wanderley e o Centro Médico Audiovisual são referências no tratamento da visão.

Para a gerente de regulamentação da SMS, Isabelle Rodrigues, um dos motivos para o crescimento no número de cirurgias realizadas na capital, foi o acesso de outros municípios que são atendidos em João Pessoa, através do SUS.

Contudo, segundo ela, de janeiro a maio deste ano foram realizadas 1.532 cirurgias de catarata na capital, através do mesmo sistema, o que significa uma redução no número de procedimentos, em relação ao mesmo período do ano anterior, que teve aproximadamente três mil cirurgias. “A queda nesse período aconteceu devido a greve no Hospital Universitário Lauro Wanderley e pela inconstância do serviço de oftalmologia do Edson Ramalho”, avaliou.

De acordo com Isabelle Rodrigues, os pacientes que sofrem com a catarata devem procurar a Unidade Básica de Saúde Familiar (UBSF) para agendar uma consulta oftalmológica para depois se dirigir a um dos três hospitais especializados para marcar a cirurgia.

Ela disse que, atualmente, o tempo de espera entre a marcação da cirurgia, exames pré-operatórios e a realização do procedimento é em média 90 dias, e que a Secretaria de Saúde de João Pessoa está concluindo um Chamamento Público para credenciamento de clínicas oftalmológicas, como forma de ampliar o acesso da população no município.

Ainda de acordo com Isabelle Rodrigues, pacientes abaixo de 50 anos precisam passar por uma avaliação com a Comissão de Oftalmologia do complexo regulatório, como critério para poder marcar a cirurgia, e que nos demais casos a prioridade na lista de espera é definida pelo médico, considerando a idade, o grau da doença e o prejuízo às atividades diárias do paciente.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp