icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Aumenta procura por casamento homoafetivo

Em João Pessoa, apenas três cartórios realizam esse tipo de ação.

Publicado em 28/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 18:07

Desde o último dia 16 deste mês, os cartórios de registro civil de João Pessoa estão recebendo, mais do que de costume, ligações em busca de informações sobre a celebração de casamentos civis, entre pessoas do mesmo sexo. A procura aumentou devido à Resolução de número 175, aprovada em 14 de maio deste ano, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que proíbe as autoridades competentes de se recusarem a habilitar, celebrar casamento civil ou de converter união estável em casamento de casais homoafetivos. A união estável de casais do mesmo sexo já havia sido reconhecida em 2011.

Conforme o texto, caso algum cartório não cumpra a Resolução do CNJ, o casal que teve o direito negado poderá levar o caso ao juiz corregedor da comarca para que ele determine o cumprimento da medida. Além disso, poderá ser aberto processo administrativo contra o oficial que se negou a celebrar ou reverter a união estável em casamento.

Em João Pessoa, apenas três cartórios realizam esse tipo de ação, sendo eles o 1º Cartório de Registro Civil Azevedo Bastos, localizado no Bairro dos Estados, o 13º Cartório de Registro Civil Lima Gomes, no Ernesto Geisel e o 2º Cartório de Registro Civil de Mangabeira.

No Cartório Azevedo Bastos, um funcionário informou que oito casais deram entrada na formalização da união homoafetiva, desde 1º de maio, quando a unidade passou a se basear no Provimento Conjunto CGJCCI 12/2012, do Estado da Bahia, que introduziu regras para a lavratura de escritura pública de declaração de convivência de união homoafetiva, adequando as disposições à redação dada pela Emenda Constitucional n.º 66/10, ao art. 226, § 6º da Constituição Federal, e, finalmente, inserindo regramento a respeito da habilitação para casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. No entanto, segundo o funcionário, que preferiu não se identificar, a procura por casamento civil não mudou após a decisão do CNJ, mas aumentaram as ligações em busca de informações sobre o processo.

O enfermeiro Clisten Almeida, 24 anos e o gestor de marketing Carlos Eloi, 27 anos, estão juntos há três anos e meio e são um exemplo de casal que já buscou o Cartório Azevedo Bastos para se informar sobre o procedimento de oficializar a união.

“Como nós já tínhamos celebrado o contrato de união estável em março passado, fomos procurar saber como seria o processo para converter para o casamento civil e em breve estaremos oficializando nossa união. Essa é mais uma conquista para nossa classe e veio para nos dar garantia e segurança, até mesmo porque somos pessoas normais. Além disso, facilita a questão da adoção de uma criança”, relatou Clisten Almeida, já fazendo planos de aumentar a família.

Clisten disse ainda que eles já são casados no religioso, cuja cerimônia aconteceu na Primeira Igreja Metropolitana Evangélica e Inclusiva, localizada no bairro do Ipês, no mesmo dia em que fizeram o contrato de união estável.

Os outros dois cartórios aptos a celebrar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, em João Pessoa, ainda não registram nenhum casal homoafetivo interessado em formalizar a união, mas também observaram o maior número de ligações para tirar dúvidas sobre o processo. Já na Região Metropolitana da capital, como Cabedelo e Santa Rita, não houve nenhuma procura pelo serviço. Em Bayeux, apenas algumas ligações pedindo informações.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp