icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Autoescolas devem arcar com prejuízos dos usuários, diz Detran

Durante os próximos 30 dias o Detran suspendeu das atividades de 12 autoescolas apontadas como  participantes de um esquema de fraude de carteira de habilitação.

Publicado em 22/06/2010 às 12:30

Da Redação
Com informações de Carol Queiroz do Jornal da Paraíba

O superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), coronel Francisco de Assis, concedeu uma entrevista coletiva nesta terça-feira (22) para esclarecer as questões sobre o processo administrativo que foi aberto contra 12 autoescolas, que estão sendo investigadas por participarem de um esquema de fraude das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH).

De acordo com o coronel, o processo administrativo será aberto e durante os próximos 30 dias, nesse período 12 autoescolas e clínicas estão com as atividades suspensas, as autoescolas poderão apresentar legalmente as suas respectivas defesas. Durante esse período, o Detran orienta os alunos a procurarem as suas respectivas autoescolas para saber como elas irão proceder.

Além das autoescolas o órgão também pediu a suspensão de duas clínicas oftalmológicas e de dois médicos.

O Detran informou ainda que os usuários que já estão com as provas marcadas não precisam se preocupar. “Eles vão fazer as provas normalmente”, esclareceu. Já os que ainda não estão com as provas marcadas deverão entrar em contato com as autoescolas.

De acordo com o coronel o departamento não pode arcar com essas consequências. Ele disse ainda que se for constatada a participação das autoescolas no esquema de fraudes, elas serão descredenciadas definitivamente.

Médicos e clínicas

Os dois médicos investigados também vão poder apresentar suas defesas durante esse período. Caso seja constatada a participação desses médicos no esquema de fraudes das CNH, eles serão descredenciados em definitivo.

O superintendente lembrou que os exames oftalmológico não serão prejudicados porque o órgão está credenciando clínicas de emergência para suprir as necessidades dos exames.

Funcionários do Detran

Todos os nove funcionários do Detran que foram ouvidos pela polícia civil já estão trabalhando normalmente no órgão, mas não desenvolvem atividades diretamente com as CNH. Eles continuam sendo investigados e se for comprovada a participação no esquema, segundo Francisco, serão exonerados.

Carteiras

As investigações do Ministério Público, Polícia Civil e do Detran, apontam que cerca de 50 mil carteiras de habilitação foram emitidas de forma fraudulenta. Por enquanto o Departamento está aguardando o MP enviar a lista com a identificação dessas carteiras para suspender ou cancelar em definitivo.

Espelho de Prata

A operação Espelho de Prata foi deflagrada no último dia 14 e teve como objetivo desarticular uma rede de fraudes de carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). Entre os envolvidos estavam funcionários do Detran e proprietários de autoescolas. No total foram cumpridos 35 mandados de prisão, dos 41 que foram expedidos.

As carteiras, que custavam entre R$ 400 e R$ 1,5 mil, seriam emitidas sem que os compradores fizessem as provas teóricas e práticas. Em alguns casos, o documento era encomendado por telefone e enviado por Sedex para outros Estados, como Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp