VIDA URBANA
Avenidas passam por intervenções na capital
Para diminuir os congestionamentos e dar mais fluidez ao tráfego, serão duplicadas as avenidas João Cyrilo da Silva e Cruz das Armas.
Publicado em 22/08/2012 às 6:00
Obras de duplicação da avenida João Cyrilo da Silva, no Altiplano, e de alargamento da avenida Cruz das Armas já começaram.
Elas prometem diminuir os congestionamentos, dar mais fluidez ao trânsito e mobilidade aos motoristas que trafegam em João Pessoa.
Na avenida João Cyrilo da Silva, a obra foi iniciada na semana passada e está prevista para ser entregue em julho do próximo ano. A ação consiste em ampliar o espaço para veículos na via que sai do girador da avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio) à avenida Governador Antônio Mariz (Estrada da Penha). A avenida passará a contar com faixas de 7,5 metros de largura, canteiro central e iluminação ornamental. As ações devem facilitar o acesso aos bairros do Altiplano, Bancários e Mangabeira.
A obra na João Cyrilo faz parte do projeto Caminho Livre iniciado no segundo semestre de 2011 pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O diretor de planejamento da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), órgão à frente do Caminho Livre, Adalberto Araújo, explica que os ônibus são um dos principais causadores dos engarrafamentos na área. “A avenida só tem duas faixas, uma em cada sentido. Cada vez que um ônibus interrompe o tráfego para embarque ou desembarque de passageiros, todos os veículos que vêm atrás também são obrigados a parar. Essa retenção é o que dá origem aos congestionamentos”, disse Adalberto Araújo.
CRUZ DAS ARMAS
Por sua vez, a duplicação da avenida Cruz das Armas começou ontem e está prevista para ser concluída em dezembro. De acordo com a empresa PSO Engenharia de Infraestrutura, responsável pela execução das obras, a avenida passará a contar com quatro vias, duas para cada sentido, totalizando sete metros e com um canteiro central de um metro e meio. Para execução da obra, as calçadas da avenida terão o tamanho reduzido, passando para o padrão de dois metros, para que a avenida ganhe espaço para o alargamento das vias.
Comentários