VIDA URBANA
Bairro dos Bancários recebe projeto 'João Pessoa Cidade Jardim'
Equipes da prefeitura da capital plantaram e distribuíram mudas de árvores nativas da Mata Atlântica com moradores do bairro
Publicado em 26/09/2015 às 12:24
A Praça da Paz, no bairro dos Bancários, recebeu na manhã deste sábado (26) o projeto conhecido como ‘João Pessoa Cidade Jardim’. Equipes das secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura Municipal de João Pessoa estiveram no espaço público plantando e distribuindo mudas de árvores nativas da Mata Atlântica com os moradores.
O bairro dos Bancários tem a rua mais arborizada da Capital: a Waldemar de Mesquita Acioly, conhecida como Três Ruas, onde foram catalogadas 517 árvores. “Mesmo assim, precisamos renovar nossas árvores nativas de extrema importância para a população, sem perder de vista o desenvolvimento sustentável”, afirmou a secretária Daniella Bandeira.
O bairro dos Bancários faz parte da 14ª região do Orçamento Participativo, que abrange ainda os bairros Castelo Branco I, II e III, Anatólia, Jardim São Paulo, Jardim Cidade Universitária, Colibris II, e as comunidades São Rafael, Santa Clara, Timbó, Eucalipto, Paulo Miranda e Santa Bárbara. Em toda essa extensão, deverão ser plantadas 430 espécies nativas. “A Prefeitura de João Pessoa está pensando também no amanhã e garantindo a qualidade de vida das futuras gerações. E o mais importante é que estamos plantando espécies da Mata Atlântica e conscientizando o cidadão de que é preciso preservar o meio ambiente cada vez mais”, afirmou o secretário da Sedurb, Hildevânio Macedo.
JOÃO PESSOA CIDADE JARDIM
Desde agosto deste ano, o projeto já abrangeu as regiões 1ª, 3ª, 10ª e 11ª, totalizando 1.720 novas árvores em nossa Capital. Até o final do ano, esse número deve chegar a 6.020. Todas as 14 regiões do Orçamento Participativo estão nesta cobertura, cada uma recebendo 430 espécies nativas. O projeto surgiu em 2013 a partir de um estudo articulado entre a Semam e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que mapearam as áreas com menor índice de cobertura arbórea para que recebam as ações de recomposição necessárias. Além do plantio de árvores, o projeto também inclui o paisagismo de diversas avenidas e praças de João Pessoa.
Comentários