VIDA URBANA
Baixo volume de água nos açudes
Estiagem prolongada compromete abastecimento de água. Em São José do Sabugi um dos reservatórios está com 0,2% do volume total.
Publicado em 19/04/2012 às 6:30
A escassez das chuvas já está afetando o nível dos reservatórios de água, principalmente no Sertão e Cariri. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o nível mais crítico foi registrado no açude São José IV, no município de São José do Sabugi, onde o volume atual é de apenas 0,2% da capacidade total. Também estão em observação outros oito mananciais que já estão com menos de 20% do volume total, nível considerado preocupante.
Mas as cidades onde os reservatórios estão com níveis maiores também estão em alerta, principalmente nas áreas onde está terminando o período chuvoso, como é o caso do sertão. É o que acontece na bacia do Alto Piranhas, no sertão, onde os seis mananciais estão com média de 38%.
“Quando se analisa o número do Estado, a impressão é que temos uma situação tranquila, mas quando se vê em detalhe é possível perceber regiões que estão sofrendo. A questão é a perspectiva de chuvas, quando, por exemplo, se tem mesmo 30% de disponibilidade hídrica e a área está no fim do período chuvoso” , analisa João Azêvedo, secretário de recursos hídricos da Paraíba. A Aesa monitora 121 reservatórios em todo o estado.
Voltou a chover na madrugada de ontem em parte do sertão e a previsão da meteorologia é que as chuvas continuem nos próximos três dias. Mesmo assim, a expectativa é que o nível continue abaixo da média até o final de maio. “A perspectiva é de chuvas irregulares e isoladas. No sertão, cariri e Curimataú a situação é realmente preocupante, devido à escassez provocada pela redução da temperatura das águas do oceano atlântico”, disse Marle Bandeira, da Aesa.
Comentários