VIDA URBANA
Bancários exigem plano de ação contra sequestros de gerentes
Presidente do Seeb-PB Marcos Henriques e Silva anuncia que vai lutar de forma integrada para solucionar esse problema de “segurança pública”.
Publicado em 28/10/2009 às 14:26
Da Redação
Em virtude da crescente onda de violência contra a categoria bancária, a exemplo das duas tentativas de sequestro de gerentes e seus familiares em apenas uma semana, o Sindicato dos Bancários da Paraíba (Seeb-PB) anunciou que vai lutar de forma integrada para solucionar problema de “segurança pública”. Segundo o presidente da entidade, Marcos Henriques e Silva, o sequestro do gerente Janduir Jacinto nesta quarta-feira (28) é o quarto em um período de quatro meses somente na cidade de João Pessoa.
“O primeiro caso foi de um gerente do Banco do Brasil da agência Tambaú e os três últimos funcionários gerenciavam as agências do Banco Real, duas situadas na Epitácio Pessoa e uma no Centro da Cidade”, enumera Marcos Henriques. “O modus operandi é o mesmo: o bandido passa meses acompanhando a rotina da vítima, invade a sua casa na noite anterior à tentativa de assalto anunciando o sequestro, e força a pessoa a liberar o dinheiro”.
O bancário garantiu que a entidade já formalizou uma série de denúncias a respeito das falhas de vigilância nas agências bancárias e que vem buscando uma interação maior junto às Secretarias de Segurança Pública dos estados vizinhos. A estratégia para a adoção de um serviço de inteligência que seja eficaz no monitoramento dos suspeitos, segundo ele, passa diretamente pela diretoria dos bancos e pela polícia.
“As agências estão mal equipadas porque a direção dos bancos só se preocupa com a proteção do patrimônio, sem considerar a segurança dos clientes e bancários. Não existe um canal de inteligência junto à Secretaria de Segurança do Estado, que por sua vez não tem interação com as secretarias vizinhas. Só o policiamento das divisas pode estabelecer uma política preventiva para acabar com o assalto a bancos, que é um dos setores mais visados pelos bandidos”, declarou Marcos Henriques.
O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba (Seeb-PB) ainda informou que a entidade deve convocar uma reunião com o Secretário de Segurança e Defesa Social (Seds) Gustavo Ferraz Gominho e o Ministério Público do Trabalho ainda na próxima semana. O objetivo é discutir uma projeto de prevenção integrada e apresentar aos dois órgãos um modelo de política adotada nacionalmente.
Comentários