VIDA URBANA
Bancários podem entrar em greve a partir do mês de outubro
Categoria deve rejeitar a proposta apresentada pelos bancos de reajuste de 5,5% no salário, mais abono de R$ 2,5 mil.
Publicado em 28/09/2015 às 6:00
Os bancários podem entrar em greve no dia 6 de outubro. Isso porque a categoria deve rejeitar a proposta apresentada na última sexta-feira (25) pelos bancos de reajuste de 5,5%, mais um abono de R$ 2,5 mil. Na Paraíba, uma assembleia para decidir a situação dos trabalhadores deve acontecer no dia 1º de outubro.
De acordo com o Sindicato dos Bancários do Estado, os trabalhadores pedem reajuste de 16%,
incluindo reposição da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais 5,7% de aumento real. Os bancários afirmam que o reajuste oferecido pelas empresas está muito abaixo da inflação, que ficou em 9,88% em agosto deste ano.
"O mais grave nisso tudo é a afronta dos bancos de voltarem à velha prática da concessão de abono salarial, que não contribui em nada para fortalecer a carreira funcional e ainda achata as aposentadorias”, afirmou o presidente do sindicato paraibano e membro do Comando Nacional, Marcos Henriques.
Outras reivindicações
Além do reajuste de 16%, a categoria pede melhores condições de trabalho; Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todos os bancários; vales alimentação e refeição; além do fim das demissões, mais contratações, fim da rotatividade e combate às terceirizações.
Comentários