VIDA URBANA
Banco de Leite Anita Cabral tem redução de 30% nas doações
Por mês, o banco de leite Anita Cabral realiza a coleta de 705 litros de leite, sendo deste total 400 litros só da Grande João Pessoa.
Publicado em 01/01/2015 às 8:00 | Atualizado em 01/03/2024 às 16:57
O Centro Estadual de Referência para bancos de leite humano Anita Cabral da Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, sofre com redução de 30% do número de doações. Por mês, o banco de leite Anita Cabral realiza a coleta de 705 litros de leite, sendo deste total 400 litros só da Grande João Pessoa. São registradas por mês 720 doadoras e 1.013 receptoras. Os dados são da direção assistencial do Anita Cabral. Apesar do recesso de fim de ano, as doações e agendamentos continuam disponíveis no local.
De acordo com a diretora de assistência do Banco de Leite Anita Cabral, Érika Marçal, a redução apresentada acontece todos os anos e é justificada pela ausência das pessoas durante os festejos de fim de ano. “ Temos três meses críticos, o Natal, Réveillon e as férias. Essa redução permanece até o Carnaval, período onde as pessoas viajam e acabam não comparecendo para a coleta.
Estamos intensificando a campanha para conter esse déficit. Mas já esperávamos essa diminuição das doações. Por enquanto estamos ainda abastecidos, tivemos períodos mais complicados”, justificou.
Conforme Érika Marçal, o banco de leite Anita Cabral realizou até o dia 20 de dezembro do ano passado 70 mil atendimentos e 10 mil visitas domiciliares. A Paraíba está em primeiro lugar em número de serviços oferecidos à população. No total, são seis bancos de leite e 20 postos de coleta. No Brasil, a Paraíba está em terceiro lugar no que se refere-se à doação de leite materno, ficando atrás apenas dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Para realizar a doação de leite, a doadora pode procurar diretamente o centro ou ligar e agendar uma visita de coleta. As doações em domicílio acontecem uma vez por semana, porém, se a doadora conseguir preencher o reservatório, a equipe é acionada para que o leite não passe do prazo."
Comentários