VIDA URBANA
Banco de Leite: estoque chega a 40% e só deve durar uma semana
Órgão faz campanha por doações de leite materno e de recipientes para estoque.
Publicado em 22/04/2019 às 11:39 | Atualizado em 22/04/2019 às 18:36
O estoque de leite materno do Banco de Leite Zilda Arns chegou a aproximadamente 40% da capacidade, quantidade que deve garantir atendimento apenas para esta semana. O banco de leite atende aos bebês prematuros internos no Instituto Cândida Vargas, tanto na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN), quanto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e à assistência ao recém-nascido prematuro, no Método Canguru. Por isso, o órgão deu início a uma campanha pedindo doação de leite materno, mas também de recipientes para armazenamento do alimento.
Segundo uma das enfermeiras da unidade, Raquel Torres, com o atual volume de leite estocado, não é possível contar com imprevistos nos atendimentos, como novos recém-nascidos ou até mesmo mudanças nas dietas. “É difícil determinar um prazo para encerrar o estoque, mas a estimativa é de que esse volume atual, de 40%, dure até o final desta semana, e isso se não houver mudanças da demanda” contou.
Para a coordenadora do Banco de Leite, Daniele Maciel, a rotatividade do leite materno doado é alta e somado à demanda, acaba por reduzir o estoque rapidamente. De acordo com ela, o baixo estoque de leite materno preocupa.
“Desde o final do ano nosso estoque está praticamente zerado uma vez que toda doação que entra, sai automaticamente para alimentar nossos bebês. É normal ter uma queda no número de doações no final e comecinho do ano, mas já estamos na metade de abril e ainda não conseguimos estabilizar nosso estoque”, disse.
Como doar?
Para ser doadora, a mulher não pode ter doenças infectocontagiosas, nem ter tomado medicamento de uso contínuo. O Banco de Leite Zilda Arns possibilita a doação em domicílio, através da 'Rota Domiciliar'. Para participar, basta ligar para o telefone 3214-1390 e realizar um cadastro. Neste caso, a doadora recebe em casa um kit com recipientes esterilizados, máscara e gorro, para coletar o leite. A doação é recolhida na casa da doadora por uma equipe da instituição.
Recipientes
Além da doação de leite materno, o banco de leite municipal também pede doações de frascos para armazenamento do alimento. Os recipientes precisam ser de vidro e com tampa de plástico, como os utilizados em embalagens de café solúvel ou maionese. As embalagens são utilizadas tanto na montagem dos kits de doação, que são enviados às doadoras, como para armazenar e pasteurizar os leites maternos.
Segundo Daniele Maciel, o material pode ser deixado diretamente no Banco de Leite ou nos serviços da rede municipal de saúde, como Unidades de Saúde da Família e Distritos Sanitários.
“Trabalhamos em parceria com os serviços da rede de saúde para o recolhimento desses recipientes e caso a pessoa tenha mais de 10 frascos para doar, ela pode entrar em contato conosco que vamos buscar na casa da pessoa”, apontou.
O Banco de Leite possui um posto de coleta no Instituto Cândida Vargas, localizado no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. O atendimento acontece das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. No local, ainda são disponibilizadas informações sobre os procedimentos de doação. O telefone da unidade é o 3214-1390.
Comentários