VIDA URBANA
Bancos cobram estacionamento e Procon promete combater "abuso"
Publicado em 12/08/2010 às 18:02
Phelipe Caldas
Denúncias feitas por clientes de bancos e constatadas pelo portal Paraíba1 mostram uma realidade que vem revoltando a população, que já paga tantas taxas bancárias: é cada vez mais comum as agências dos diferentes bancos existentes em João Pessoa cobrarem pelo estacionamento usado por seus clientes, num preço médio de R$ 3. A cobrança é considerada “abusiva e ilegal” pelo Procon João Pessoa, mas os gerentes se defendem alegando que os espaços são terceirizados e não são de propriedade das agências.
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É muito provável que outras façam cobrança semelhante, mas o problema foi constatado “in loco” em agências do HSBC, do Banco Real e do Bradesco na Epitácio Pessoa. “A cobrança existe em agências localizadas em áreas de grande fluxo. Mas os estacionamentos são terceirizados e não são de responsabilidade do banco. Mesmo assim os clientes recebem descontos ou tempo de tolerância”, confirma um gerente do Banco Real, que se identificou apenas como Ricardo e se negou a dizer seu sobrenome.
A informação do gerente, contudo, é veementemente desmentida pelo professor Carlos Lyra, funcionário público estadual que disse não existir “tempo de tolerância”. Cliente do Banco Real, certa vez ele precisou fazer uma consulta no atendimento eletrônico da agência. “Precisava apenas parar o carro e fazer uma consulta. Não ia demorar mais do que dez minutos, mas ainda assim eles me cobraram o valor do estacionamento. Acho tudo isto um absurdo”, reclamou.
Carlos Lyra até concorda que a cobrança pudesse ser feita para pessoas que não são clientes e que eventualmente queiram usar o espaço do estacionamento, mas isto nunca poderia ser extensivo aos clientes. “Pago taxas bancárias altas e agora também preciso pagar estacionamento. Sinto-me lesado com isto”, frisou.
A reportagem ligou também para a Gerência Regional do Bradesco, cuja atendente disse que apenas a assessoria de imprensa do banco em nível nacional poderia falar sobre o assunto. Ela deu um número de contato que soube-se depois não funcionava, mas acabou antecipando que as agências do Bradesco ficam em prédios alugados, de forma que os estacionamentos não pertencem ao próprio banco.
Resposta parecida deu o HSBC. O gerente Eduardo José disse que o estacionamento do banco não é deles. “Apesar dos clientes fazerem uso do espaço, o HSBC não é responsável pelo estacionamento”, declarou, mesmo que a área seja integrada ao próprio banco.
Ele também sugeriu entrar em contato com a assessoria de imprensa do banco em São Paulo, que por e-mail deu uma resposta seca: "O HSBC informa, por meio de sua assessoria de imprensa, que os estacionamentos são espaços terceirizados para oferecer comodidade aos clientes, que podem optar por utilizá-los ou não".
O Paraíba1 conversou também com o coordenador do Procon pessoense, Watteau Rodrigues, que disse não haver “base legal” para que os bancos cobrem estacionamento de seus clientes. Ele prometeu notificar as agências para que elas se defendam, mas avisou que se a irregularidade for constatada os bancos poderão ser autuados e multados.
“O estacionamento das agências bancárias deveriam ser vistos como uma vantagem que é dada aos clientes, e não como mais um ônus de quem já é obrigado a pagar tantas taxas e juros. É mais um gasto para onerar o serviço, e no meu ponto de vista trata-se de uma ilegalidade que será combatida”, concluiu.
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