VIDA URBANA
Bancos de leite em João Pessoa estão com estoques reduzidos
Podem fazer doações as lactantes que têm o alimento em excesso. A doadora pode ir até um dos bancos de leite, na Frei Damião ou no ICV.
Publicado em 03/03/2016 às 9:00
Os dois bancos de leite materno que abastecem as maternidades de João Pessoa estão sem a reserva do alimento para as crianças internadas nas unidades hospitalares. No Instituto Cândida Vargas (ICV), em Jaguaribe, o estoque é o suficiente para alimentar os bebês internados somente até amanhã.
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite do ICV, Daniele Maciel, o número de doadoras caiu de 45 para 18 lactantes, o que não supre a necessidade dos bebês que necessitam da doação. “Dos 42 bebês prematuros que temos atualmente internados aqui, nem todos necessitam do banco de leite, mas os que precisam, precisam se alimentar a cada três horas, o que dá, em média, três litros de leite por dia consumidos”, explicou Daniele Maciel.
Na maternidade Frei Damião, em Cruz das Armas, está instalado o principal banco de leite do Estado, o Anita Cabral. No local, a demanda de doações caiu de 150 litros diários para 90 litros. Segundo a diretora de Assistência do Banco de Leite, Érica Marçal, a falta de doações nos primeiros três meses do ano é comum. Porém, este ano ela revela que a redução foi mais sentida e, com a demanda diária para abastecer as maternidades do Hospital Universitário, Édson Ramalho e Unimed, além da própria Frei Damião, não há condições de reservar estoque.
“Nesse período do ano, geralmente a redução de doações acontece porque muitas mulheres viajam ou estão em férias. Esperamos que a situação melhore até o fim do mês”, disse.
Podem fazer doações as lactantes que têm o alimento em excesso. A doadora pode ir até um dos bancos de leite, na Frei Damião ou no ICV, e apresentar os exames que atestam sua saúde. Se a voluntária não puder ir até a unidade hospitalar, a coleta e os testes para diagnosticar a pureza do alimento podem ser feitos na casa da doadora.
Comentários