icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Bandeirolas enfeitam as ruas

Moradores de bairros de João Pessoa procuram manter viva a tradição e decoram as ruas com balões de bandeirolas de São João.

Publicado em 19/06/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 13:48


A tradição junina vista há alguns anos já não é mais tão forte nos dias de hoje. No entanto, muitas pessoas, principalmente em cidades do interior ou até mesmo em bairros mais populares dos grandes centros, ainda mantêm os costumes, como decorar as ruas com balões e bandeirolas. Segundo moradores, o objetivo é manter vivas as tradições repassadas pelos avós, que embalam o clima junino.

Nos bairros Nova Mangabeira e Rangel, em João Pessoa, por exemplo, o colorido e o balanço das bandeirolas decoram as ruas e animam os moradores para a principal noite dos festejos juninos, que é o Dia de São João, comemorado no próximo dia 24. Mas quem vê a rua toda enfeitada não sabe o trabalho que dá para deixá-la dessa forma.

A comerciante Márcia de Oliveira, 44 anos, mora no Rangel desde que nasceu e todos os anos faz questão de mobilizar os vizinhos para que juntos possam colorir e decorar a rua onde mora. “Eu que organizo tudo. Já sou conhecida no bairro por gostar de decorar a rua e a minha casa também. Dá trabalho, mas eu conto com a colaboração dos outros moradores para deixar tudo pronto”, afirmou.

Segundo a moradora, cada um dos vizinhos assume uma função nos diversos estágios. “A gente compra o material e cada um se dispõe a fazer alguma coisa. Enquanto um corta as bandeiras, ou as fitas, o outro vai arrumando na corda, outro pendura o balão e assim vai. Quando esta parte está pronta, vem o trabalho mais pesado, que é a amarração, e aí contamos com os homens da rua”, detalhou.

Ela destacou que manter a tradição é importante para perpetuar os costumes que foram herdados dos pais e avós, além de que produzir os artigos juninos e decorar a rua é uma forma de atrair os mais jovens para a cultura popular, bem como engajá-los na causa, para que também possam repassar as tradições aos futuros filhos.

Já em outras áreas de João Pessoa, muitos moradores ainda estão se organizando para se preparar para a noite de São João. Por enquanto o clima é de expectativa, pois nos bastidores da festa o que reina é o desejo de ver a decoração junina espalhada pela rua, onde todos irão comemorar e festejar a data. “Na hora da festa ninguém se lembra do trabalho que teve para enfeitar as ruas e preparar as comidas. O que a gente mais quer é se divertir. É bom demais”, finalizou a dona de casa Maria Eunira, 50 anos, que mora Alto Róger.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp