VIDA URBANA
Barracas de fogos são notificadas
Inspeção realizada pelo Corpo de Bombeiros notificou sete estabelecimentos em João Pessoa por irregularidades.
Publicado em 05/06/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 12:11
Dos 21 estabelecimentos autorizados a vender fogos de artifício em João Pessoa, sete foram notificados por apresentar irregularidades durante uma inspeção realizada na manhã de ontem por equipes do Corpo de Bombeiros, nas proximidades do estádio Almeidão, no bairro do Cristo, na capital. Os itens de segurança e a distribuição dos produtos à venda foram os principais problemas encontrados.
As barracas notificadas pelos Bombeiros estavam com os fogos colocados no chão e não estavam identificados conforme a classificação das categorias de alcance das chamas e os riscos que representam. “Os fogos não podem ficar no chão e sim em prateleiras e a indicação da classificação dos fogos é importante para o alerta aos consumidores durante a venda dos fogos”, explicou o major Marcelo Lins.
Durante a vistoria dos Bombeiros, também foram observadas as condições dos extintores de incêndio e da fiação elétrica, além do armazenamento dos produtos. De acordo com o major Marcelo Lins, a fiação elétrica não pode ficar descoberta e os fogos devem ser armazenados somente no interior dos estabelecimentos, uma área de aproximadamente 30 metros quadrados.
Ainda segundo o major, é proibida a venda de fogos de artifício a menores de 18 anos e os comerciantes devem colocar placas indicativas com a proibição de soltura de fogos no local. “Essas observações são importantes para prevenção de incêndios e acidentes. Todo armazenamento de fogos é perigoso e pode causar explosão. Quando ocorre uma explosão, pode acontecer a expansão de 40 vezes mais do que a área que explodir. Por isso o cuidado no manuseio dos fogos”, alertou o major Lins.
Os estabelecimentos notificados ontem terão um prazo de cinco dias para se adequarem às normas de segurança. Após esse período, os Bombeiros voltam até o local para confirmar se os ajustes foram feitos. Caso contrário, os comerciantes podem ter a barraca interditada.
MAIS FISCALIZAÇÕES
Além da capital, as equipes do Corpo de Bombeiros também farão inspeções em estabelecimentos nas cidades de Bayeux, Cabedelo e Santa Rita.
Comentários