VIDA URBANA
Barragem de Acauã sangra e águas do Rio Paraíba devem subir
Diretor técnico da Aesa diz que lâmina d'água ainda é de poucos centímetros, mas expectativa é de que nos próximos dois ou três dias ela chegue a 1 metro.
Publicado em 13/05/2009 às 20:18
Da Redação
Por volta das 18h30 desta quarta-feira (13) a Barragem de Acauã começou a sangrar. Segundo o diretor técnico da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Laudisio Diniz, a lâmina d'água ainda é de poucos centímetros, mas a expectativa é de que nos próximos dois ou três dias ela chegue a 1 metro.
A Defesa Civil estadual já havia enviado alerta às populações dos municípios de Salgado de São Félix, Itabaiana, Pilar, São Miguel de Taipu, Cruz do Espírito Santo, Santa Rita, Bayeux e algumas comunidades em João Pessoa ribeirinhas do Rio Paraíba sobre a possibilidade da Barragem de Acauã sangrar a qualquer momento. É que com a vazão, as águas do Rio Paraíba devem subir.
No entanto Laudísio afirmou que agora não há risco para comunidade nenhuma. Segundo ele, a vazão é pequena e está sendo monitorada. A barragem de Acauã é alimentada por águas vindas do Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que já está sangrando e tem uma lâmina de 1,4 metro.
O coronel Sinval Pinheiro Borges, gerente executivo da Defesa Civil estadual, também alertou os coordenadores da Defesa Civil de cada município próximo ao rio para que orientem e façam um trabalho preventivo junto aos habitantes das áreas ribeirinhas. Ele lembrou que Defesa Civil do Estado está em plantão permanente para atender os casos de emergência, tanto nos municípios ribeirinhos ao Rio Paraíba como de outras regiões.
Das 123 barragens monitoradas pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) em toda a Paraíba, pelo menos 74 estão sangrando e 46 estão com capacidade armazenada superior a 20% do volume total.
Comentários