VIDA URBANA
Barreiras sanitárias para evitar entrada de turistas seguem neste domingo, no Conde
Fechamento dos acessos à cidade acontece desde às 0h deste sábado (25), indo até às 19h do domingo (26).
Publicado em 25/04/2020 às 16:17 | Atualizado em 26/04/2020 às 14:39
Por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a medida de evitar a entrada de turistas em Conde, no Litoral Sul da Paraíba, continua neste fim de semana. Um novo decreto assinado pela prefeita Márcia Lucena (PSB) determinou o fechamento dos acessos à cidade desde às 0h deste sábado (25), indo até às 19h do domingo (26). A Prefeitura já realizou esta mesma ação dias atrás, o que inclusive resultou em uma disputa jurídica.
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), em Conde existem quatro casos confirmados e uma morte por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A Guarda Municipal está fazendo o controle nas três entradas principais da cidade: BR-101/PB-018, além da PB-008, na altura de Barra de Gramame e Tambaba.
Segundo o decreto, será permitido apenas o acesso para moradores, pessoas que trabalhem em estabelecimentos de serviços essenciais e para o transporte de mercadorias, veículos licenciados (veículo de aluguel, com placa vermelha e alvará de licenciamento em dia), mototáxi e transporte coletivo regular intermunicipal.
Quem for morador de Conde, precisa apresentar algum documento como: título de eleitor, comprovante de residência (conta de energia, água, telefone), declaração anual de imposto de renda, demonstrativos ou comunicados do INSS; contracheque emitido por órgão público, boleto bancário de mensalidade escolar ou plano de saúde; condomínio ou financiamento habitacional; extrato do FGTS, guia/carnê de IPTU ou IPVA; escritura ou certidão de imóvel.
Os motoristas que descumprirem a determinação, estarão sujeitos à infração grave, com penalidade e multa, aplicada por agentes de trânsito.
O fechamento dos acessos à cidade foi baseada em relatórios presentados pela Guarda Municipal e secretaria de Saúde aos membros do Comitê de Crise, em relação a Barreira Sanitária realizada entre os dias 09 a 12 de abril (Semana Santa) e 17 a 21 de abril (Tiradentes), onde ficou comprovado que com o fechamento no segundo feriado, o fluxo de veículos reduziu consideravelmente.
Desde o mês de março, medidas estão sendo adotadas no combate ao coronavírus, que vão desde a suspensão das aulas na rede municipal e privada de ensino, proibição da entrada de ônibus, vans e micro-ônibus, fechamento das praias, suspensão dos atendimentos nas repartições públicas e campanhas de conscientização para que a população evite aglomerações e fique em casa.
Comentários