icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Bayeux comemora aniversário de emancipação política na terça-feira

Comemorações incluem passeio náutico pelos manguezais, caminhada musical nos bairros e reinauguração da Praça 6 de Junho.

Publicado em 12/12/2015 às 8:39

Na próxima terça-feira (15), Bayeux celebra 56 anos de emancipação política, mas as festividades começaram desde a sexta-feira (11) com apresentação de cantatas natalinas dos alunos da rede municipal de ensino. Neste sábado (12), haverá um Sarau, às 16h, na Ponte Sanhauá. No domingo (12), às 19h30, será realizada uma missa especial de ação de graças na Igreja de São Sebastião.
A programação da segunda-feira (14) contempla um passeio náutico pelos manguezais do município, com saída do Porto da Oficina às 8h30.
No dia do aniversário, dia 15, Bayeux já vai amanhecer festejando. Às 6h a Banda 6 de Junho inicia um passeio musical por todos os bairros da cidade, atraindo os moradores para uma caminhada.
No mesmo dia, uma sessão solene acontece às 9h na Câmara Municipal.Na ocasião, a parlamentar francesa Isabelle Attard vai receber o titulo de cidadã bayeuxense. A parlamentar é natural de Bayeux (França). Anos atrás, movida pela curiosidade, veio ao município paraibano para conhecer a “Bayeux brasileira”. Nesta visita ela traz para a cidade aniversariante um presente da Bayeux francesa. O segundo evento na Câmara é uma palestra com a presidente da Alliance Bayeux France Bresil, Gisele Danni.
Para encerrar a programação, às 18h, o prefeito Dr. Expedito Pereira irá reinaugurar a Praça 6 de Junho. O momento contará com show pirotécnico e cantata natalina.
Origem do nome - Em 1959, quando ocorreu o desmembramento de Santa Rita, o então governador Ruy Carneiro seguiu a sugestão dada por Assis Chateaubriand e intitulou o município em homenagem a cidade de Bayeux, na França. Na realidade, a denominação é uma referência ao local do desembarque do exército aliado para obter a vitória na 2ª Guerra Mundial, em 1944, no famoso “Dia D”, 6 de junho. Por isso, não somente o nome do município homenageia o acontecimento histórico. A Praça 6 de Junho também faz alusão à data e a Avenida Liberdade, uma das principais de Bayeux, recebeu esse título pelo fim da guerra.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp