VIDA URBANA
Bayeux pretende imunizar 8 mil crianças contra a poliomielite
Vacinação começa na sexta (19) e terá duração de uma semana. Pais podem vacinar os filhos a partir das 8h, na Secretaria de Saúde de Bayeux.
Publicado em 16/06/2009 às 9:43
Da Redação
com informações da Codecom/Bayeux
A Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria municipal de Saúde, inicia na próxima sexta-feira (19) a Campanha de Vacinação contra a Pólio. A abertura será às 8h em frente ao prédio da secretaria. O dia D acontece no sábado, dia 20, em que os profissionais de saúde estarão mobilizados para atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Este ano, o município deve imunizar 7.906 crianças com idade inferior a cinco anos, alcançando 100% de cobertura do índice estipulado pelo governo federal para Bayeux. A abertura será animada com a presença dos personagens infantis Mickey e Minie, além de palhaços e da participação do ícone da campanha, Zé Gotinha.
Em todos os 28 Postos de Saúde da Família de Bayeux, haverá aplicação da dosagem que impede que a criança desenvolva paralisia infantil. Segundo a secretária adjunta de Saúde, Karoline Souto Maior, além dos PSFs, o serviço estará disponível também no Hospital Materno Infantil e na Policlínica Benjamim Maranhão. “O objetivo é alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e imunizar as crianças de Bayeux para que estejam livres da poliomielite”, esclarece.
Para garantir a medicação para os filhos, os pais devem levar o cartão de vacinação a uma das 30 unidades de saúde que disponibilizarão o serviço. “No hospital e na policlínica, o serviço só vai acontecer no dia D da vacinação. Nos dias normais, a população pode se dirigir a um dos PSFs do município”, avisou a secretária.
A campanha tem duração de cerca de uma semana após o dia D; no entanto, a vacinação é um procedimento de rotina e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde. “Durante a campanha as mães nunca deixam de levar os seus filhos e sempre atingimos a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde”, disse.
Comentários