VIDA URBANA
Bebê de oito meses enfrenta batalha contra calazar
Doença pode se desenvolver em cães e ser transmitida para o homem através do mosquito palha.
Publicado em 27/07/2010 às 15:06
Da Redação
Com apenas oito meses, a bebê identificada como Emily vem enfrentando uma verdadeira batalha contra a doença conhecida popularmente como calazar, a leishmaniose visceral, que pode se desenvolver em cães e ser transmitida para o homem através do mosquito palha. Ela está internada há seis dias no Hospital Infantil Estadual Arlinda Marques, em João Pessoa, onde já recebeu transfusão de sangue e deu início ao processo de medicação, que dura 21 dias.
Apesar da plaquetopenia (diminuição das plaquetas) de 15 mil por microlitro de sangue, quando no mormal seriam pelo menos 150 mil, a recém-nascida passa bem e não corre risco de morte. Segundo a enferemeira de plantão, acredita-se que a paciente tenha contraído a doença na região onde mora, no Bairro das Indústrias.
Dos sintomas comuns da infecção, causada por um protozoário, Emily chegou ao hospital apresentando palidez e inchaço abdominal, devido ao aumento do baço e do fígado. Mas a leishmaniose também pode causar lesões na pele, infecções em órgãos como fígado e medula óssea, febre, anemia, desidratação, desmaios, sangramentos e perda de peso.
Emily deve ficar internada no Hospital Arlinda Marques até o dia 11 de agosto, para completar o ciclo de medicação contra a infecção. Após ser submetida a uma bateria de exames, se a infecção for controlada ela poderá receber alta e voltar para a casa da família.
A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de João Pessoa informou que a Vigilância Sanitária Municipal ainda não foi notificada sobre o caso.
Comentários