VIDA URBANA
Bebês prematuros estão sem leite na Paraíba
Rede coleta cerca de 400 litros de leite a cada mês com 300 mães doadoras.
Publicado em 11/10/2011 às 6:30
O Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral da Paraíba precisa triplicar a sua quantidade de leite doado para poder atender todos os bebês prematuros. Atualmente, a rede coleta cerca de 400 litros de leite a cada mês com 300 mães doadoras. De janeiro a setembro deste ano, do total de 3.910 crianças nascidas prematuramente no Estado, o Banco de Leite atendeu 2.346, o equivalente a 60% do total.
Para que o centro possa atender a essa demanda, foi lançada ontem a 'Campanha de Doação de Vidros', como uma das ações do Dia Mundial de Aleitamento Materno. “De janeiro a agosto deste ano conseguimos aumentar em 75% a nossa coleta de leite humano, através das doações. Mas queremos aumentar ainda mais, para atender a 100% dos prematuros”, afirmou a diretora do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro.
A campanha, lançada ontem e que continuará até o dia 30 deste mês, irá arrecadar vidros de café solúvel ou maionese com tampa plástica rosqueável para armazenagem do leite humano doado.
Segundo Thaíse, apesar de muitas mulheres já estarem engajadas na campanha de doação do leite, muitas ainda não são esclarecidas, nem sabem como funciona o serviço.
Ela explica que, para doar, as mães devem estar amamentando e ter boa saúde. As que tiverem excesso de leite podem telefonar para 3215-6047, informando o endereço. Uma equipe multidisciplinar irá fazer a coleta em casa, passando o material necessário.
Comentários