icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Beleza até na hora da morte

Serviço de preparação de corpos já está disponível em algumas funerárias, que oferecem desde maquiagem e até manicure.

Publicado em 28/10/2012 às 8:00


A preocupação com a aparência é alimentada por muitas pessoas durante a vida. Mas, também existem aqueles que como último pedido exigem os cuidados com a beleza até na hora da morte.

Hoje o serviço de preparação de corpos é disponibilizado em algumas funerárias. Que oferecem várias opções, que vai de maquiagem, penteado e até manicure, de acordo com a vontade que a pessoa deixou expressa. O capricho na aparência na hora do velório é possível graças ao trabalho do profissional chamado tanatopraxista.

Em Campina Grande, a coordenadora Josefa de Sousa, da central de velórios A Viagem, no bairro de São José, fala que o serviço de necromaquiagem é solicitado principalmente pelas classes A e B. Ela explica que os cabelos geralmente são lavados, escovados e penteados e a maquiagem é feita com produtos apropriados. O tratamento é feito de acordo com o perfil do cliente. “As pessoas com maior poder aquisitivo geralmente pedem uma maquiagem mais forte”, diz Josefa.

Os preços do pacote da funerária 'A Viagem' podem chegar a R$ 1.890,00, no nível mais caro e que inclui maquiagem e penteado.

Ela explica ainda que os modos de como o embelezamento é feito varia também de acordo com a religião da pessoa falecida.

“Geralmente as clientes evangélicas gostam do cabelo penteado para trás e unhas apenas com uma base. Há 2 meses, já tivemos uma senhora de outro credo que queria suas unhas pintadas de vermelho”, fala a coordenadora.

O tanatopraxista da empresa assistencial Digna, Daniel Nunes explica que o tratamento consiste da retirada do líquido do corpo e a aplicação de alguns produtos para a higienização e conservação do cadáver para o momento do funeral.

“Geralmente nós retiramos todo o líquido ou também o soro que a pessoa pode ter tomado enquanto hospitalizada e depois todo o sangue também é bombeado para fora. Colocamos um líquido conservante que pode ser adicionado de corante para que a pessoa não fique muito pálida”, explica Daniel Nunes.

A técnica também pode incluir um serviço de restauração do corpo, para casos de morte brusca. “Ocorre que em alguns casos o rosto pode ficar comprometido e então nós fazemos um trabalho de reconstrução facial”, afirma Nunes. Na empresa Digna, a técnica já está inclusa gratuitamente no pacote, que pode ser adquirido de forma particular ou através de um plano em vida, que é pago mensalmente e traz vantagens para os beneficiados.

A finalidade da tanatopraxia é sobretudo deixar no momento do velório a imagem da pessoa tão natural quanto era em vida. Já a necromaquiagem, também feita pelo tanatopraxista, pode então cuidar do visual pessoal que a pessoa desejou passar neste último momento.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp