VIDA URBANA
Beneficiados pelo Bolsa Família têm até dia 30 para atualizar dados
Famílias podem procurar a sede do Fome Zero, no bairro da Prata, onde o atendimento é realizado por equipe de profissionais de saúde, que permanece no local das 8h30 às 17h30.
Publicado em 09/06/2009 às 14:43
Da Codecom-CG
As famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família, do governo federal, têm até o dia 30 deste mês para realizarem a atualização dos dados relacionados à saúde, como vacinação e estado nutricional das crianças, além de acompanhamento prénatal, no caso das gestantes.
Apesar de algumas unidades de saúde não estarem funcionando por causa da greve, os beneficiados podem procurar todos os Centros de Saúde, que estão atendendo normalmente, nos horários da manhã e tarde, informou a coordenadora do Sisvan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Leão.
As famílias também podem procurar a sede do Fome Zero, que fica no bairro da Prata, onde o atendimento é realizado por uma equipe de profissionais de saúde, que permanece no local das 8h30 às 17h30, sem intervalo para o almoço. Neste local, mais uma equipe será colocada para reforçar o atendimento da população. A meta para o município é que 80% das famílias cadastradas sejam acompanhadas semestralmente, mas até o momento, até 25% das 27.723 delas estão em situação regular.
Além do comparecimento obrigatório das mães e dos filhos, elas devem apresentar o cartão do benefício, o cartão de vacina das crianças, que tenham entre zero e 7 anos de idade, e, no caso das gestantes, o cartão de prénatal. “Apelamos para que os beneficiários não deixem de fazer o acompanhamento semestral, pois só assim a família terá a garantia do recebimento do benefício”, explicou Márcia Leão. A atualização destes dados é uma das exigências para a concessão do benefício e o não-cumprimento dela, além de outras condições, pode ser motivo de suspensão do pagamento do benefício por parte do governo federal.
A coordenadora do Sisvan ressalta que, mesmo que os cartões de vacina e de pré-natal estejam em dia, eles deverão ser apresentados aos profissionais de saúde para que os dados sejam repassados ao Ministério da Saúde. O sistema de verificação das condicionalidades - como é chamado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, responsável pelo Bolsa Família - começou a ser desenvolvido, desde 2004 como forma de implantar um sistema de verificação.
Comentários