VIDA URBANA
Benefícios das frutas vermelhas
Pesquisas mostram que as frutas de cor roxoavermelhadas possuem substâncias que atuam na prevenção do câncer de próstata.
Publicado em 15/04/2012 às 18:36
As frutas vermelhas são mais comuns na estação do verão e atraem o paladar das pessoas pela cor de destaque e também por terem um sabor mais doce. Porém, a vantagem no consumo das frutas pertencentes a esse grupo está na infinidade de nutrientes capazes de prevenir doenças e combater o envelhecimento das células.
Pesquisas demonstram que as frutas de coloração roxoavermelhadas possuem substâncias como o licopeno, presente no tomate e na melancia por exemplo, que atua na prevenção do câncer de próstata. Outros estudos apontam também que frutas de coloração mais escura como a uva roxa e a jabuticaba, diminuem os níveis de açúcar no sangue. “Os flavonóides presentes nas frutas vermelhas funcionam no nosso corpo como antioxidantes e promovem benefícios como a redução do risco de doenças cardiovasculares, redução do colesterol e fortalecimento do sistema imunológico. As frutas ainda são ricas em cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A e C”, explica o nutricionista Sebastião Filho.
Um destaque das frutas vermelhas são os minerais, principalmente o cálcio e o fósforo, que auxiliam no fortalecimento dos ossos. Outra substância importante nesse grupo são os antioxidantes, que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento.
Segundo o nutricionista Sebastião Filho, a vitamina C também predomina nas frutas vermelhas. Esse nutriente ajuda na absorção de ferro pelo intestino e também na defesa do organismo. “Encontramos principalmente no morango, que tem 70mg do nutriente a cada 100g, tornando essa uma alternativa àqueles que não gostam das frutas tipicamente relacionadas às vitaminas A e C”, reforça.
Outro componente presente nas frutas vermelhas são as fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino. Frutas como a melancia, o morango, amora e framboesa, por exemplo, possuem poucas calorias e um alto teor de água em sua composição, o que provoca uma sensação de saciedade, sendo útil também em dietas.
Para aproveitar ao máximo os nutrientes das frutas, o nutricionista aconselha que a ingestão desses alimentos seja preferencialmente em estado 'in natura' e pelo menos quatro vezes por dia. “Um estudo feito nos Estados Unidos para verificar a incidência de hipertensão arterial mostrou que quando os pesquisadores analisaram a relação entre o indivíduo, sua fonte de flavonóides (presentes nas frutas vermelhas) e a incidência de hipertensão, descobriu-se que aqueles que comeram pelo menos uma porção das frutas por semana reduziram o risco de desenvolver a doença em 10%”, explicou.
O consumo das frutas vermelhas não possui contraindicação, somente em casos de alergia. (Especial para o JP)
Comentários