icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Biblioteca municipal de Campina só deve reabrir no final de abril

Inicialmente serão liberados para o público o 2° e 3° andares; novo prazo de encerramento da reforma dado pela PMCG é no final de maio.

Publicado em 24/03/2015 às 6:00 | Atualizado em 16/02/2024 às 13:05

Ainda não será neste mês de março que a Biblioteca Municipal Félix Araújo, em Campina Grande, voltará a abrir suas portas para os estudantes. A previsão é que somente no dia 22 de abril a biblioteca localizada no Centro da cidade passe a funcionar parcialmente, uma vez que só serão reabertos dois dos quatro pisos do local. Inicialmente serão liberados para o público o 2° e 3° andares. A prefeitura estipula para o final de maio o prazo máximo para encerrar a reforma.

A demora em finalizar a reforma, que começou em 2013, foram os sucessivos problemas estruturais que o local apresentou, segundo informações da Secretaria de Obras de Campina Grande, responsável pelo projeto. De acordo com André Agra, secretário de Obras, a situação crítica que se encontrava o sistema de esgoto, energia, telhado e na estrutura do prédio, forçou o prolongamento dos trabalhos que aconteceram em todos os andares do local.

“A previsão era de que fôssemos investir cerca de R$ 200 mil, mas já ultrapassamos os R$ 220 mil. Sempre quando modificávamos uma área, aparecia outra coisa para ajustar. Foi assim na estrutura, na rede de esgoto, na parte hidráulica, elétrica. Praticamente tivemos que dar atenção a todos os pontos do prédio. Assim que entregarmos esse dois pisos, vamos focar nos últimos ajustes, como também trocar boa parte do mobiliário que será todo novo”, explicou André Agra.

Nos dois pisos que serão reabertos ao público irão funcionar a Academia de Letras de Campina Grande e o auditório, no 3° andar, enquanto que no 2° serão preparadas duas salas de leitura e ainda será instalada parte dos volumes pertencentes ao acervo do local que conta com oito mil livros e mais 2.500 periódicos. De acordo com Mabel Teixeira, diretora da biblioteca, o principal objetivo do momento é passar a voltar o público o mais rápido possível, já que existe um grande número de estudantes que visitam diariamente o local para estudo.

“Muita gente quer usar o espaço para estudar, por isso estamos concentrando nossos esforços para que os locais de leitura fiquem prontos e possam servir aos estudantes. Posteriormente ao 2° e 3° andar serem reabertos, o acesso total à biblioteca possibilitará o uso do 1° andar onde ficará o salão infantil e a novidade que é a sala de braile e a de tecnologia assistida. Nesta nós contaremos com um acervo de audiobooks que possibilitarão mais acesso à educação para portadores de deficiência”, afirmou Mabel Teixeira.

Sobre a reativação do elevador que existe no local, o secretário de Obras explicou que foram realizadas duas licitações, mas que em nenhuma delas houve a possibilidade da empresa vencedora da disputa pública cumprir com os termos do contrato. André Agra ainda destacou que a proposta é que o equipamento que já existe na biblioteca seja submetido a uma revisão geral e assim volte a operar.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp