VIDA URBANA
Bilhetagem reduz assaltos
Bilhetagem Eletrônica possibilitou redução na quantidade de dinheiro circulando nos ônibus e diminuiu o número de assaltos.
Publicado em 04/09/2014 às 6:00 | Atualizado em 19/03/2024 às 11:22
Com o objetivo de garantir segurança e agilidade, o sistema de bilhetagem eletrônica, implantado em Campina Grande desde 2007, vem possibilitando uma redução significativa na quantidade de dinheiro circulando nos ônibus e, com isso, a diminuição do número de assaltos, conforme apontou o diretor institucional do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande (Sitrans), Anchieta Bernardino. A Polícia Civil também afirmou que os números demonstram que andar de ônibus na cidade está mais seguro desde que foi implantada a bilhetagem eletrônica.
Atualmente, o sistema de transporte público de passageiros faz uma média de duas mil viagens por dia, transportando mais de 100 mil pessoas, e com o uso do cartão eletrônico Vale Mais Card, que é identificado como Vale Transporte, Passe Cidadão, Passe Escolar e ‘Passageiro Embarcado’, a operação nos ônibus se tornou mais ágil no embarque oferecendo mais segurança a todos. “Além de oferecer mais segurança e agilidade no embarque, o cartão eletrônico dá direito à integração física e temporal, o que significa mais vantagens para o passageiro, que pode fazer até duas viagens pagando apenas uma tarifa”, ressaltou Anchieta.
Outra vantagem para o usuário do Vale Mais Card, segundo o diretor do Sitrans, é que, no caso de extravio do cartão, os créditos ficam assegurados e podem ser recuperados. “É por oferecer segurança e agilidade para o passageiro que o sistema investe cada vez mais em tecnologia e estimula o cliente a fazer uso do cartão eletrônico no seu dia a dia”, afirmou.
Os usuários da bilhetagem eletrônica também são favoráveis ao uso do cartão Vale Mais Card, pois acreditam que a ausência de dinheiro nos coletivos desestimula a prática de assaltos. “Já fui assaltado andando de ônibus várias vezes, mas desde que foi implantado o sistema de bilhetagem eletrônica em Campina Grande não passei por esse tipo de insegurança”, disse João Menezes, 22 anos, que utiliza o transporte público para se deslocar das Malvinas ao centro da cidade, onde trabalha como comerciante.
NOVO SISTEMA
O transporte público de Campina Grande também adotou um novo sistema de bilhetagem eletrônica: a biometria digital, que reconhece os usuários com um simples toque do dedo no aparelho, evitando que outras pessoas utilizem carteiras de estudantes ou de idosos sem ter esse direito.
RECARGA PODE SER FEITA EM MAIS DE 150 PONTOS
Além da praticidade e segurança oferecidas pelo sistema de bilhetagem eletrônica, os usuários têm também a facilidade de comprar créditos no Terminal de Integração de Campina Grande, no Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande (Sitrans), que ficam no Centro, e em mais de 150 pontos de vendas, espalhados em vários bairros da cidade. Hoje, segundo Anchieta Bernardino, é possível recarregar seu cartão Vale Mais Card de domingo a domingo, já que o Sitrans fechou parceria com estabelecimentos comerciais e demais pontos que funcionam todos os dias em Campina Grande.
Um dos pontos de vendas na cidade é o da Banca do Orlando, localizada na Praça da Bandeira, Centro. Segundo o proprietário do local, Orlando Dantas, desde setembro que ele está disponibilizando a recarga dos cartões da bilhetagem eletrônica. E a grande vantagem que ele aponta é que os usuários do transporte coletivo podem abastecer o Vale Mais Card de domingo a domingo, das 6h30 às 20h.
Orlando Dantas afirmou que os usuários também contam com outra vantagem, pois quando abastecem o cartão com 20 passagens, os passageiros ganham mais cinco, tendo uma economia de R$ 11,00.
Usuário desde os 10 anos do transporte público, o estudante Guilherme Buriti, 16 anos, mora no bairro do Catolé e se desloca todos os dias para o Centro, onde estuda. Para ele, o que facilitou o aumento da quantidade de pontos de vendas foi a rapidez para abastecer os cartões. “Antes, tínhamos que enfrentar longas filas e perder uma manhã ou tarde. Hoje, mais não. Em 10 minutos, recarregamos os cartões”, afirmou.
SISTEMA OFERECE PRATICIDADE E SEGURANÇA
No sistema de bilhetagem eletrônica, segundo o diretor institucional do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande (Sitrans), Anchieta Bernardino, são utilizados cartões dotados de um chip de memória e segurança, onde ficam armazenados os créditos equivalentes ao número de passagens que o usuário adquirir. “O cartão é recarregável, substitui o dinheiro e os antigos passes escolares e vales-transportes de papel”, afirmou.
Para Anchieta, a bilhetagem eletrônica, além de facilitar o embarque, descomplica a vida dos passageiros e motoristas, que não precisam mais aguardar para receber ou dar o troco. Mas quem embarca sem o cartão Vale Mais Card também pode pagar a tarifa, que é R$ 2,20, com dinheiro.
Com uma frota de 200 ônibus circulando e 20 transportes na reserva, as empresas apontam que a bilhetagem eletrônica também proporcionou dados operacionais mais precisos sobre o fluxo de passageiros e a quilometragem percorrida em cada viagem, possibilitando uma otimização no transporte coletivo.
SAIBA MAIS:
VANTAGENS DA BILHETAGEM ELETRÔNICA
- Reduz os custos operacionais
- Aprimora o controle de arrecadação
- Elimina o comércio paralelo de vales-transportes
- Melhores condições de trabalho para operadores de bordo que,
lidando com menos dinheiro, correm menos riscos de perda,
roubo, erro no troco, etc;
- Mais conforto, facilidade e agilidade de acesso aos usuários
- Mais segurança.
Comentários